Tamanduá-mirim resgatado pela Fiscalização Ambiental recebe cuidados no Projeto Cereias antes de voltar à natureza

Imagens mostram o tamanduá-mirim feliz e pronto para iniciar processo de reabilitação visando seu retorno ao habitat natural

Na tarde da última quarta-feira (02), um tamanduá-mirim foi resgatado em uma residência, no bairro São José, em Linhares. O animal foi conduzido pela equipe técnica da Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) até o Projeto Cereias, situado em Aracruz. Lá, o animal está passando por uma fase de cuidados, sendo monitorado de perto por especialistas em vida selvagem.

Nas fotos que registraram o momento da chegada do animal ao Projeto Cereias, uma imagem fala mais que mil palavras: o tamanduá-mirim parece demonstrar uma expressão de contentamento, como se estivesse ansioso por receber os cuidados e atenção que o aguardam.

De acordo com a equipe da Fiscalização Ambiental, o Tamanduá-mirim – também conhecido como Tamanduá de colete – encontra-se em bom estado de saúde e já iniciou sua jornada de reabilitação.

Segundo Diretora da Fiscalização Ambiental, Jamara Silva, “o resgate desse tamanduá-mirim é um exemplo de como a cooperação entre a comunidade e os órgãos ambientais pode fazer a diferença na preservação da nossa fauna. Estamos comprometidos em garantir que esse pequeno habitante da nossa cidade receba os cuidados necessários para que possa retornar em segurança ao seu ambiente natural.”

A Secretária de Meio Ambiente, Flávia Barbosa, destacou sua perspectiva sobre o resgate: “É um momento significativo para nossa cidade ver a união de esforços resultando na proteção de um membro tão precioso da nossa fauna. Cada vida importa, e nossa equipe está empenhada em garantir que o tamanduá-mirim tenha a oportunidade de voltar à natureza saudável e forte.”