Notícias

Infância do artista Portinari é tema de projeto em escola do bairro Canivete

A Emef José Modeneze, no bairro Canivete, vem resgatando com os estudantes do 1º ao 5º ano brincadeiras que o artista Cândido Portinari fazia na infância. A iniciativa ao brincar de pé de lata, pipa, pião e bola de gude, por exemplo, veio para incentivar a prática de brincadeiras que se perderam com o tempo. As atividades são realizadas nas aulas de Educação Física e Arte, das professoras Iara Ripardo e Franciane Marquesini.

O pedagogo Diego Calefe informou que antes de começar as brincadeiras os professores contextualizaram sobre a vida e as obras do artista para os alunos. Foi orientado que os estudantes fizessem um desenho de uma das brincadeiras que Portinari brincava quando criança, lembrando que estas também foram retratadas nos quadros de Portinari.

“A proposta é propicia aos alunos conhecimento da infância e vida de Cândido Portinari, promovendo assim uma identificação do aluno com o artista, bem como estimulando por meio de releituras e outras metodologias a produção de artes próprias baseadas nas obras de Candinho”, disseram as professora Iara e Franciane.

Dentre as atividades a serem realizadas estão: releitura de obra; confecção de murais e painéis; pintura legendada; desenho livre e dirigido; colagem; pinturas com diversas técnicas; confecção de brinquedos antigos; rodas de conversa sobre temas diversos abordados em frases de Portinari; brincadeiras antigas no pátio ou quadra da escola.