Projeto SOS Abelhas é desenvolvido em escola do Interlagos

A Emef Professora Maria Aparecida Lavagnoli, no bairro Interlagos, iniciou as atividades do Projeto SOS Abelhas. A proposta é levar o universo das abelhas e a importância de preservá-las para dentro da sala de aula, tornando os alunos aptos a cuidar da preservação dessas espécies e replicar as informações apreendidas na sua comunidade. 120 estudantes dos 4º anos e 7 professores, além da equipe gestora, estão envolvidos na atividade.

Estão programados quatro encontros presenciais a cada 15 dias com o educador ambiental Huan Pignaton. O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA) e do Sicoob, e atenderá também a Emef Roberto Moreira.

A diretora da escola, Rosiene Firme de Almeida, disse que o projeto será realizado em etapas, e que o curso é voltado para a prática, e inclui material didático com caderno de atividades para os alunos, desenvolvidos pelos educadores.

“Os educadores recebem orientações sobre como desenvolver o conteúdo na escola e como adaptar o programa, conforme a idade dos alunos, interações, dinâmicas de grupo e atividades artísticas, visando à máxima absorção do conteúdo ligado ao universo das abelhas. Inclusive a escola se organizou para ter uma caixa da Abelha Jataí no espaço destinado a um mini-pomar”, comentou a diretora.

O evento culminará com uma formatura de protetores e amostra do conteúdo produzido pelos alunos durante as atividades. Os cartazes, poemas, redações, teatro e desenhos produzidos serão expostos e os alunos são responsáveis por fazerem as apresentações. A atividade contou com o apoio do Mar de Tartarugas e parceria da Nativa Cafeteria.