Linha Verde: Prefeitura inicia pavimentação asfáltica de pistas de caminhada
Além da pavimentação asfáltica, as equipes atuam na instalação da nova iluminação de led e no cercamento sustentável do espaço

Quem passar pela Linha Verde, na Lagoa do Meio, poderá contemplar um novo visual com as obras de pavimentação asfáltica que foram iniciadas nesta semana. Todo o entorno da lagoa, local que a população usa para fazer caminhadas e exercícios, recebe um novo pavimento. O espaço também recebe cercamento sustentável (as muretas de proteção) e em breve a iluminação de led estará pronta para ser ligada.
Todas estas intervenções integram o projeto de infraestrutura e recuperação ambiental, que visa à revitalização do entorno do manancial, que é um dos cartões postais da cidade. O local também recebe a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário, que inclui a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB), que vai controlar o lançamento de carga orgânica no curso hídrico, evitando as ligações clandestinas de esgoto, que são um desafio da gestão pública na região.
Todas as intervenções que são realizadas na Linha Verde na Lagoa do Meio, serão executadas no segundo trecho, de 2.665 mil metros de extensão, que passa pelos bairros José Rodrigues Maciel e Interlagos.
Esgoto clandestino
Em um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam) e o Saae, foram identificadas inúmeras ligações clandestinas de esgoto em imóveis localizados nas proximidades das lagoas urbanas do município.
E para reduzir os efeitos do lançamento irregular de esgoto nos mananciais, entre 2020 e 2021, a autarquia realizou mais de 1.843 ligações de esgoto no município, além de 2.097 ligações de água. O trabalho continua, além de ações de conscientização junto às comunidades.
Por se tratar de crime ambiental, o lançamento de esgoto irregular em rios e lagoas pode acarretar multa de até R$ 10 mil ao proprietário do imóvel.







