Escola do Canivete faz exposição de trabalhos do projeto Linhares: minha cidade, meu patrimônio

Uma exposição de brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, cartazes, degustação de produtos da terra, marcaram a culminância do projeto institucional “Linhares: minha cidade, meu patrimônio”, do Ceim Olga Bortot Molina, no bairro Canivete. O projeto foi desenvolvido para que o aluno conhecesse o Município onde reside, inserindo a cultura e a história de Linhares, além de promover o incentivo ao cuidar, preservar o lugar onde vive e despertar o amor pela cidade.

As pedagogas Elizângela da Penha Zuqui Bolsoni e Ana Paula Miranda Brasil comentaram que o projeto iniciou com a Festa dos Talentos, com diversas apresentações musicais coreografadas pelos alunos, abordando as seguintes temáticas: natureza – a fauna e a flora de Linhares; água, destacando as lagoas e os rios; os artistas locais; as indústrias; a agricultura; as profissões; a culinária; o cultivo da uva; os pontos turísticos; e os esportes.

“Ao confeccionar os cartazes, degustar produtos da terra, e produzir os brinquedos com materiais recicláveis, como os animais da fauna linharense, por exemplo, as crianças conhecerem um pouco sobre o nosso município e suas riquezas. No caso da confecção dos brinquedos trabalhamos, também, a importância da consciência ecológica e da preservação do nosso ambiente. Mostramos na prática que aquilo que é jogado no lixo pode ser utilizado para confecção de jogos ou lembranças”, explicaram as pedagogas.

Com as turmas de 3 anos, nesta etapa do projeto, o produto final foi a produção de brigadeiros para que as crianças aprendessem que o cacau vindo da agricultura é transformado em chocolate nas indústrias.

A exposição foi aberta à visitação dos familiares e comunidade. As crianças vão levar para casa os brinquedos confeccionados na escola.