Escola do bairro São José finaliza projeto de leitura com apresentações musicais e exposição de trabalhos

Alegria e descontração marcaram as apresentações da etapa final do projeto de leitura “Construindo Conhecimento através da Leitura, Interação e Imaginação”, do Ceim José Cândido Durão, no bairro São José. As apresentações de encerramento do projeto aconteceram entre os dias 13 e 16 de setembro, envolvendo todas as turmas do matutino e do vespertino da escola que foram prestigiados pelos familiares.

Dentre as apresentações com as turmas de 5 anos, realizadas na quinta-feira, dia 15, estavam poesias declamadas e coreografadas pelos alunos, dos autores Cecília Meireles, Vinicius de Morais, Roseana Murray e Elias José, além da coreografia da boneca de lata e de música gospel da cantora Aline Barros.

As professoras Mirtes David da Silva e Joarinda Soares de Almeida explicaram que o projeto de leitura, desenvolvido com todas as turmas da escola, proporcionou condições para o desenvolvimento de hábito de leitura no contexto escolar e em família, trabalhando diferentes gêneros textuais, por meio de estratégias que favorecessem a compreensão, a participação e estimulasse a formação de leitores na Educação Infantil.

“O projeto trabalhou e explorou os direitos de aprendizagens, por meio dos campos de experiências e dos objetivos de construção de conhecimento, estimulando e potencializando todas as faixas etárias atendidas na unidade de ensino. A culminância do projeto, além de promover momentos de socialização entre os alunos, foi uma forma de deixar registrado para as turmas de 5 anos que o ano que vem vão para outra escola, o carinho que tivemos com eles até o momento em que estiveram no Ceim José Cândido Durão”, disse a professora Mirtes.

Dentre as atividades aplicadas ao longo do projeto, podemos citar: leitura a partir de imagens; identificação de soluções de conflitos presentes no conto do dia; resgate da importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças; produção de textos, tendo a professora como escriba; e leitura diária de textos de diferentes gêneros textuais.

“Os alunos conheceram um pouco mais sobre o universo da leitura e da escrita e aprenderam brincando”, finalizou a diretora Lucyana Agostini.