Alunos do Córrego Farias apresentam resultados de projetos no Dia da Família na Escola

A Emef Professora Efigênia Sizenando, no distrito do Córrego Farias, promoveu um encontro da família na escola, um momento para confraternização e de prestigiar os resultados de cinco projetos desenvolvidos durante o primeiro semestre. Dentre eles o “Projeto sem abelha, sem alimento”, que está concorrendo ao Prêmio Biguá de Sustentabilidade, iniciativa da Rede Gazeta, além de prestigiar as apresentações dos alunos.

A diretora da escola, Patrícia da Silva Pereira, explicou que o “Projeto sem abelha, sem alimento” é desenvolvido com os alunos do 1º ano. “Primeiro, os alunos receberam orientação técnica da professora e do Incaper que explicaram a importância das abelhas para o meio ambiente. Depois, os alunos confeccionaram as caixas para criação da abelha jataí que não possui ferrão, que são armazenadas na escola. O projeto também faz parte da proposta de ambientação dos alunos que vieram do Ceim, para tornar mais leve a transição de uma escola para outra”, frisou diretora.

Outros projetos que foram apresentados os resultados foram: o “Fortalecimento da Cultura”, em que é trabalhado com os alunos a valorização e diversificação desde a agricultura familiar até quem fornece em grande escala; o “Projeto 50 minutos de leitura” em que todas as terças-feiras 50 minutos da aula é direcionado à leitura.

Os cuidados com o corpo também têm sido trabalhados no “Projeto Alimentação Saudável na escola” e, em parceria com a Grancafé Comércio Importação e Exportação de Café, é desenvolvido o “Projeto Semear”, que consiste na abordagem de técnicas de manejo e cultivo de hortaliças, com foco na lida com a terra, dentre outros aspectos voltados à alimentação.

Conforme explicado pela diretora Patrícia, muitos projetos começaram antes da pandemia e tiveram sequência com o retorno das aulas presenciais e, no sábado, culminou com o Dia da Família da Escola.

“O convite à participação das famílias foi para despertar a percepção de que apesar de vivenciarmos um momento de reconexão do ambiente escolar, as crianças têm conseguido reproduzir trabalhos como já faziam antes do período pandêmico”, detalhou a diretora.

As famílias puderam prestigiar diversas atividades como: exposição de fotos registradas pelos próprios alunos dos ambientes que mais chamam atenção deles na região; desfile da rainha do cacau, café e pimenta; importância da nutrição dos alimentos e do homem do campo como base da alimentação do homem da cidade; preservação dos mananciais; realização de receita ao vivo, com leitura pelos alunos; exposição de quadro, pergaminhos, por exemplo, produzidos em sala de aula; exposição de produtos cultivados no Farias como a pimenta, o cacau, laranja, mamão, coco, aipim, banana, dentre outros.