Polo de Uva: produtor de São Rafael faz poda de videiras para a colheita de fim de ano
A previsão é que o parreiral do produtor Osvaldino neto, na comunidade de São Judas, será aberto para visitação no próximo mês de dezembro

Mais uma charmosa colheita de uvas na comunidade de São Judas, em São Rafael, onde está localizado o polo da fruta, está prevista para o próximo mês de dezembro. E para que as videiras estejam repletas das duas variedades cultivadas na propriedade do agricultor Osvaldino Neto – a “Izabel Precoce” e a “Niágara Rosada” – já foi iniciada a segunda poda no parreiral para a posterior formação dos cachos.
A previsão é que sejam colhidas 3 toneladas, o que corresponde a 15 quilos por pé da fruta. Na primeira safra neste parreiral foram colhidas 2,5 toneladas. Osvaldino é um dos produtores integrantes do Programa Municipal de Fruticultura da Prefeitura de Linhares.
“Esse processo é importante para o sucesso desta segunda colheita, permitindo um ganho econômico maior, porque a poda permitirá o aumento da produção, movimentando o agroturismo na região de São Rafael, a exemplo da primeira safra”, frisou o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.
Quando é aberto à visitação, nas parreiras é comercializada a fruta, caso o visitante queira levar para casa ou presentear. No local, o visitante também pode conhecer um pouco da história da fruta e como foi o processo de cultivo que tem menos de dois anos até chegar à colheita.
“Estamos na expectativa e otimistas com a colheita que vai coincidir com o período das festas de fim de ano, época em que a uva é bastante consumida por conta das tradições culturais em torno da data”, disse o produtor.
POLO – O Programa Municipal de Fruticultura visa implementar novas cadeias produtivas do setor em Linhares, coordenando as ações estratégicas desde a produção até a comercialização dos frutos, de forma moderna, sustentável e competitiva.
Foram implantados os polos Baixo São Rafael (goiaba), BR 101 Sul (limão), Polo Alto São Rafael (uva) e Distrito Farias (cajá manga anão), os três com frutos já em produção e sendo comercializados. E o Polo Litoral, com o cultivo do açaí em desenvolvimento.
Outras três frutas foram inseridas no programa, já com início do processo de distribuição de mudas: abacate, tangerina pokan e laranja.
O programa também promove a diversificação da atividade econômica integrada e sustentável, aumentando a geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida dos produtores rurais de base familiar.