Secretário de Agricultura de Linhares viaja a Rondônia para conhecer ações que posicionaram o café do estado no mercado internacional

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, esteve no município de Cacoal, em Rondônia, para conhecer a dinâmica de trabalho desenvolvida na região que posicionou o café em âmbito nacional e internacional, além de participar do 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Café. Ele esteve acompanhado do diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, além representantes de instituições do Espírito Santo.

Fiorot pontuou que essa projeção de Rondônia no mercado cafeeiro foi possível por meio da parceria público e privado, com investimentos da indústria, apoio de institutos de pesquisa do governo e empenho dos produtores.

“Os robustas amazônicos, como são chamados os cafés de lá, se posicionaram de forma muito rápida no mercado nos últimos anos, fruto do incentivo à qualidade e ações de turismo e marketing. Em Rondônia, as indústrias fomentam os terreiros suspensos e os produtores recebem acompanhamento técnico, o que possibilita elevar a qualidade do fruto. Fomos conhecer toda a dinâmica de trabalho, o que tem sido feito por lá, para correlacionarmos com as ações que temos desenvolvido aqui e, assim, potencializar os nossos resultados. Estamos no caminho certo”, explicou Fiorot.

O secretário relatou, ainda, que alguns elementos importantes desenvolvidos em Rondônia já vão entrar no planejamento proposto pelo Programa de Qualidade Café – Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, como o posicionamento de mercado.

“Participamos de reuniões e apresentações com a equipe da indústria 3 Corações para conhecermos o modelo trabalhado com os produtores e, também, com empresas e instituições ligadas ao turismo e marketing, que é o que queremos desenvolver em breve via nosso programa de qualidade.  Com a recente implantação das “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon” em Linhares, os chamados terreiros suspensos para secagem do grão, pretendemos já nesta safra potencializar ações voltadas ao turismo e marketing aqui no nosso município”, frisou o secretário de Agricultura de Linhares.

A viagem técnica foi organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba) e pela Cáferon, uma associação de produtores de Rondônia, além do Ifes de Venda Nova do Imigrante.

Terreiros suspensos

A Prefeitura de Linhares foi a primeira do Espírito Santo a fomentar a construção de “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon”, com a instalação de terreiros suspensos em propriedades rurais com recursos próprios do Município. Quatro unidades estão localizadas em São Rafael e uma em Baixo Quartel.

Lotes de café colhidos nesta safra de 2022 já estão sendo manejados nas estruturas de secagem para obtenção de cafés com qualidade superior. A proposta é criar novas perspectivas de verticalização da produção e empreendedorismo, irradiando o modelo para as comunidades rurais, com foco na agricultura familiar, desenvolvendo o setor agrícola de forma moderna, sustentável e competitiva.