Prefeito e secretário de Agricultura participam de formação sobre produção orgânica e agroecológica em Linhares

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e o secretário de Agricultura, Franco Fiorot, participaram do encontro final de formação para cadastramento e regularização da Organização de Controle Social – OCS Bio Jacutinga no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A OCS, iniciativa da comunidade Córrego Jacutinga, no distrito do Farias, é uma organização voltada à produção orgânica e agroecológica.

Crédito foto Rede Bem Viver

A OCS é formada por um grupo composto por nove famílias residentes no Córrego Jacutinga, impulsionadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), para a produção agroecológica e abastecimento popular iniciado nos anos 2000. É conectada ao aspecto comercial, escoamento da produção, garantindo viabilidade e o fortalecimento da agricultura orgânica no município.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, tem acompanhado o processo de implantação da OCS. “O encontro final de formação da OCS, que é uma organização importante para validar o processo de produção orgânica e agroecológica conforme a atual legislação, foi muito produtivo e a Prefeitura de Linhares tem acompanhado todo esse processo para fomentar a produção e comercialização. Em breve teremos novidades”, ressaltou o secretário.

Carlos Roberto Soprani, camponês integrante da Associação do Córrego Jacutinga (ACJ), relata: “OCS traz uma maior segurança e credibilidade na relação com os clientes, e dá aos mesmos uma maior visibilidade da importância da agroecologia e das formas de relações com a natureza, a partir do momento em que os clientes buscam saber mais sobre o grupo e a forma de trabalho”.

Por meio das formações realizadas pelo MPA, que a partir de 2021 contou com apoio do Incaper, em parceria com a Rede Bem Viver, são abordadas temáticas de certificação agroecológica ou, mais especificamente, na dispensa dela por meio da Organização de Controle Social (OCS). Atualmente os encontros são mensais, com mutirões, visitas de pares, cursos de técnicas e práticas agroecológicas, dentre outros.

As camponesas e camponeses participantes desse processo se ajudam mutuamente na transição e produção agroecológica, tendo como perspectiva, para além de uma melhor qualidade de vida no campo, a vida de qualidade na cidade com interação por meio de processos de comercialização justa e solidária.

O coordenador do Escritório Local do Incaper, Daniel do Nascimento Duarte, comentou sobre a importância de formalizar a Organização de Controle Social – OCS Bio Jacutinga. “A OCS é um mecanismo social que avaliará a qualidade orgânica do que os produtores estão ofertando aos consumidores, agregando no processo de comercialização e, também, nas políticas públicas”, pontuou.  

O evento foi organizado por uma parceria entre Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Incaper, Associação de Pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo (APAGEES) e Rede Bem Viver, com apoio das secretarias municipais de Assistência Social e de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares.