Notícias

Obras de esgotamento sanitário chegam à etapa final em Pontal do Ipiranga

Aproximadamente 5 mil moradores de Pontal do Ipiranga, além dos visitantes que se deslocam até o balneário, serão beneficiados com as obras de esgotamento sanitário, que são executadas pela Prefeitura de Linhares, e que chegam à etapa final.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semos), no sistema de esgotamento sanitário (SES) de Pontal do Ipiranga foram recuperados e implantados mais de 12.300 metros de rede coletora, mais de 2.300 de ligações domiciliares, recuperação de quatro estações elevatórias de esgoto bruto (EEEB), mais de 3.200 metros de linhas de recalque e recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com 410 metros de emissário final.

Para o presidente da Associação de Moradores de Pontal do Ipiranga, Francisco Finamore Ribeiro, o projeto beneficiará tanto os moradores quanto os visitantes do balneário. “É natural que a instalação de um sistema de tratamento de esgoto, em qualquer lugar, traz muitos benefícios. E para a comunidade do Pontal do Ipiranga, o primeiro grande benefício é a saúde e o bem-estar. Isso aliado ao fato de que os imóveis também terão valorização. Quando o turista decide viajar, ele observa tudo, não só a natureza existente no local de destino, mas, principalmente, a balneabilidade das águas. E Pontal do Ipiranga é um dos poucos balneários do estado que têm esse sistema de esgoto tratado”, destaca.

As obras integram o Plano Municipal de Saneamento Básico, que visa o aumento da cobertura de coleta e tratamento de esgoto, e a recuperação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no município de Linhares. O projeto de esgotamento sanitário está alinhado às políticas de saneamento e de desenvolvimento urbano. São obras que impactam diretamente a vida dos moradores ao promover qualidade de vida a todos, bem como a saúde coletiva.