Mercado Municipal ganha 88 vagas de estacionamento após Prefeitura fazer resgate solidário de pessoas em situação de rua

O local foi limpo e, agora, o entorno da edificação ganhou 88 novas vagas de estacionamento para motos e veículos. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Uma força-tarefa que contou com a participação de agentes da Guarda Civil Municipal, de Agentes de Trânsito, e das equipes de Abordagem Social, órgãos vinculados às secretarias municipais de Segurança Pública e Assistência Social -., retirou as pessoas em situação de rua que usavam o entorno do Mercado Municipal, no centro de Linhares, como abrigo.

O local foi limpo e, agora, o entorno da edificação ganhou 88 novas vagas de estacionamento para motos e veículos. De acordo com o Diretor de Trânsito da Prefeitura de Linhares, Douglas Simplício, no total são 80 vagas para motos e outras 8 vagas para automóveis. “São quase 90 novas vagas que irão permitir que o trânsito no centro da cidade fique mais organizado”, pontuou.

Todas as pessoas que foram abordadas e aceitaram ser acolhidas pela equipe multidisciplinar da Abordagem Social foram levados para a Casa de Acolhida São Francisco de Assis, da Prefeitura de Linhares, onde receberam toda a assistência necessária.

“Eles vão passar por uma triagem, receber alimentação, roupas e ajuda para retirar documentos até que sejam reinseridos na sociedade. Muitos, infelizmente, vieram de outros Estados tentar uma vida melhor em Linhares e, por algum problema, acabaram vindo para a rua, envolveram-se com drogas e ficaram nesta situação”, detalha a assistente social Núbia Euzébio, que atua no programa de Abordagem Social do Município.

A secretária de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim, lembra que cabe às pessoas em situação de rua optarem por ir ou permanecer onde estão. “Eles acessam o serviço e saem de maneira democrática”, afirmou.
E, mesmo aqueles que não acessam os serviços municipais de acolhimento continuam a ser procurados, de domingo a domingo, pelos profissionais, para que saibam que os abrigos estão sempre à disposição, ou seja, é possível ter acesso aos locais a qualquer momento.

“A abordagem social é um instrumento de ajuda e apoio de garantia de direitos. Uma vez que procuramos conversar com os moradores em situação de rua e vulnerabilidade social, oferecemos proteção, de parte do Município, a essas pessoas, possibilitando o livre arbítrio de cada um”, destacou Luciana.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, destacou a importância da ação. Cada vez que uma pessoa em situação de rua aceitava a ajuda da equipe da Prefeitura, era. “Não dá para passar ao lado destas pessoas nas calçadas e achar que nada está acontecendo. São seres humanos que não podem ser deixados de lado. Estão doentes e precisam de ajuda. É assim que teremos uma cidade mais justa e mais cidadã para todos afirma.