Professores e pedagogos participam de formação sobre práticas de leitura em todos os componentes curriculares

Mais de 360 professores e pedagogos das escolas da rede municipal de Linhares participaram da formação “Práticas de leitura em todos os componentes curriculares”, ministrada pela Mestre em Ciências da Educação, Maria Davina Pandolfi Marques. A formação foi realizada de forma presencial, no auditório da Faculdade Pitágoras.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, pontuou que a formação teve por objetivo analisar uma série de estratégias das quais os professores podem lançar mão para proporcionar ao estudante a possibilidade de sair do nível de leitura pré-leitor, para leitor fluente.

“A leitura fluente é descrita como a habilidade de ler textos com velocidade (agilidade), precisão (exatidão) e prosódia (acentuação e entonação), de maneira fácil, suave e espontânea, sem problemas com o reconhecimento automático de palavras. Dessa forma, pode-se dizer que a fluência é indispensável para se compreender a leitura de forma eficaz”, destacou a secretária de Educação.

Ressaltou, ainda, que o compromisso de ensinar a ler é uma tarefa de todas as disciplinas, não apenas de Língua Portuguesa, reforçando que a alfabetização plena requer que os estudantes saibam ler e compreender textos específicos das disciplinas.

“O professor tem um papel importante para criar condições de leitura dos diferentes textos, utilizando estratégias de leitura com objetivos claros que motivem e estimulem o estudante a uma imersão do texto de modo a levá-lo à compreensão do mesmo com autonomia e habilidade”, concluiu Maria Olímpia.

A professora da Emef Zeferino Batista Fiorot, Katmilla Correia Catarino, disse que a formação contribuiu para o enriquecimento do seu trabalho em sala de aula.

“Tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos de forma bastante significativa, uma vez que enfatizou o desenvolvimento da leitura e da escrita como responsabilidade de todos os componentes, e destacou a importância da interdisciplinaridade em prol do desenvolvimento integral dos nossos educandos. A formação foi bastante construtiva, atendendo às nossas necessidades enquanto profissionais da educação, focados no desenvolvimento pleno e autônomo de nossos alunos”, complementou a professora.