Técnico da Secretaria de Agricultura de Linhares participa de missão técnica sobre produção de cacau na Bahia

O técnico agropecuário da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, Leonardo Rodrigues Conceição, participou de uma missão técnica em Ilhéus, na Bahia, que visa fomentar a sustentabilidade do cacau nas áreas de cabruca. O encontro reuniu 35 especialistas, consultores, técnicos e representantes da cadeia produtiva do cacau dos estados da Bahia, do Espírito Santo e do Pará.

A missão técnica foi coordenada pelo CocoaAction Brasil, uma iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF), em parceria com o Projeto Renova Cacau, este último que desenvolve o projeto científico nas fazendas de cacau baianas, junto à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), empresas do setor, produtores e o Centro de Inovação do Cacau (CIC).

O experimento científico, que está em fase de conclusão, é focado na renovação das áreas tradicionais de cabruca, – aquela em que o cultivo de cacau é feito sob árvores da Mata Atlântica -, visando aumentar a produção por hectare e a rentabilidade dos produtores, mesmo em áreas de baixa produtividade.

Leonardo Rodrigues Conceição, pontuou que na missão técnica conheceu as pesquisas de campo realizadas nas propriedades particulares, com resultados visíveis no sistema de Cabruca e, também, nas lavouras à Pleno Sol, aquelas cultivadas sem sombra. Os dois modelos de plantio são aplicados em Linhares.

Á esquerda, o técnico agropecuário da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, Leonardo Rodrigues Conceição

“Voltei da missão com um conceito diferenciado em relação às técnicas de renovação da lavoura cacaueira que fizeram na Bahia e que deram certo. Podemos aplicar aqui em Linhares, levando em consideração as condições edafoclimáticas do nosso município, que são diferentes da Bahia. Ressaltando também, os resultados obtidos com o clone da variedade FA 13, que vem demonstrando uma boa performance produtiva nas áreas que estão sendo conduzidas pelo projeto, em comparação com as variedades de clones já referendadas na região. É importante testarmos essa variedade nas condições da nossa região para avaliarmos o comportamento desse clone em termos de produção”, disse o técnico agropecuário.

Com o projeto científico foram instaladas, no sul da Bahia, 32 áreas experimentais em lavouras com cacaueiros antigos e pouco produtivos, mostrando que é possível renovar lavouras e torná-las economicamente rentáveis.