Operação Semana Santa: cinco supermercados de Linhares são autuados por desrespeitar as normas da lei de precificação

O Procon de Linhares divulgou nesta terça-feira (12) o balanço da Operação Semana Santa, realizada entre os dias 5 e 8 de abril, nos sete supermercados em que é feita a pesquisa de preços de gêneros alimentícios semanalmente. Durante a ação, foram fiscalizados os principais produtos consumidos neste período como peixes, azeites, castanhas, vinhos, ovos de chocolate, entre outros.

A operação aconteceu nos sete supermercados em que é feita a pesquisa de preços de gêneros alimentícios semanalmente. Foto: Kevyn Fracalossi.

Dos sete estabelecimentos vistoriados, cinco deles não estavam de acordo com as normas da lei de precificação, ou seja, não apresentava o preço dos produtos nas embalagens. Na ocasião, foi lavrado um auto de infração para cada supermercado. 

“A partir do recebimento do auto de infração, o estabelecimento terá um prazo de dez dias para apresentar a defesa e caso não recorra dentro do tempo estabelecido, a empresa poderá ser alvo de processo administrativo com implicações diversas, como aplicação de multa, por exemplo,”, explicou o diretor do Procon, Geraldo Roza.

Além de fiscalizar as condições dos produtos, a equipe também verificou a precificação dos itens típicos da Semana Santa. Caso o consumidor constate preços abusivos, acima da média do mercado, recomenda-se que se dirija ao Procon e abra uma reclamação.

“Neste período que o mercado fica bastante aquecido e os consumidores partem para as compras dos produtos alimentícios que compõem a ceia pascal é preciso que o órgão fiscalize intensamente a comercialização desses produtos que estão em evidência para evitar que os consumidores sofram abusos no mercado de consumo”, reforçou o diretor.

Reclamações

O consumidor que se sentir lesado ou que necessitar de mais informações, deve se dirigir à sede do Procon Linhares, localizada na Avenida Augusto Calmon, nº 1.117, no Centro, no antigo prédio da Câmara Municipal.

O telefone de contato do Procon é o 27 3372-2129.