Vice-prefeito de Linhares participa da 2ª edição do Agro Business sobre impactos da guerra no agronegócio

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, participou da abertura da segunda edição do encontro Agro Business, promovido pela Apex Partners e Rede Vitória, com o tema “Os impactos da guerra no agronegócio”. O evento, realizado no auditório do Sesi/Senai, reúne produtores, empresários, investidores, executivos, além de referências na política e no mercado do agronegócio.

O vice-prefeito, Bruno Marianelli, comentou em seu discurso que este momento é importante para alinhar com os setores soluções práticas para o enfrentamento da crise econômica em decorrência da Guerra na Ucrânia, e que é necessário que os governos e setores trabalhem juntos na busca por recursos que possam mitigar os impactos no Espírito Santo.

Ressaltou ainda, que os impactos ainda não podem ser dimensionados em sua totalidade, mas que certamente pedem medidas conjuntas e assertivas, no sentido de encontrar os meios necessários para superação.

“As relações econômicas e comerciais com impactos diretos no nosso estado são extensas e o fechamento de portos do Leste Europeu, assim como as sanções da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), atingem os principais indicadores econômicos que interferem diretamente nos preços do barril do petróleo, nas commodities, nos insumos agrícolas e outros setores. As atividades econômicas devem sofrer impactos em diversas frentes, como o aumento na taxa de juros, a falta de insumos e a desvalorização do câmbio”, pontuou o vice-prefeito.

Na programação, constam três painéis. O painel “Impactos na Fruticultura”, que contou com a participação do secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, e da produtora rural, Fernanda Permanhani, do CEO da UGPB. No painel “Perspectivas Agro Brasil” teve participação do Head de Agronegócio – EloGroup, Octaciano Neto, e do presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, Márcio Cândido.

O painel “Impactos na Cafeicultura” contou com a presença do CEO da Robusta Coffee, Thiago Orletti, e do presidente do Sindicato dos Corretores de Café do ES, Marcus Magalhães, além do produtor rural e empresário, Eduardo Bortolini.