Prefeito Guerino participa do 13° encontro de prefeitos do Rio Doce para tratar da reparação pelo desastre de Mariana

Um dos objetivos do encontro foi o diálogo para inclusão de todos os municípios impactados com o desastre no processo de repactuação, hoje restrito aos estados do Espírito Santo e Minas Gerais

Um dos objetivos do encontro foi o diálogo para inclusão de todos os municípios impactados com o desastre no processo de repactuação, hoje restrito aos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Fotos: Secom/Felipe Reis.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon participou do 13° encontro do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce realizado na manhã desta segunda-feira (14/2) no Sesc da cidade de Aracruz, no litoral do Espírito Santo. O objetivo da reunião foi tratar dos programas, projetos e ações de reparação para os municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que aconteceu em 2015. 

Além dos prefeitos das cidades atingidas dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, o fórum contou com a presença do presidente da Fundação Renova, Andre de Freitas, do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, além de deputados federais e estaduais, e lideranças políticas dos dois estados da federação.

O prefeito Guerino Zanon destacou o trabalho do Fórum de Prefeitos, que conta com representantes de mais de 40 cidades atingidas, para unir e buscar convergências de modo a agilizar a repactuação, e, principalmente, incluir os municípios como partes integrantes neste processo.

“A Prefeitura de Linhares uniu forças com os municípios para mudar as atuais regras, com foco em celeridade e simplicidade. Ou seja, temos que simplificar as regras para que a reparação aconteça de forma mais célere, inclusive com a inclusão dos municípios nesta repactuação, já que apenas os estados do Espírito Santo e Minas Gerais fazem parte. Este é o nosso objetivo comum”, afirmou.

O gestor destaca que a tragédia de Mariana afetou e continua afetando a vida de muitas famílias da região e que as cidades impactadas trabalham continuamente para buscar caminhos e soluções que possam devolver a dignidade a tantas famílias e trabalhadores. “É um momento e um trabalho que nos emociona como seres humanos, que nos desafia como gestores e que nos estimula como cidadãos”, conclui Guerino.

O Fórum Permanente de Prefeitos foi criado após o desastre para facilitar e melhorar o acesso às informações do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) por parte das prefeituras atingidas.