Operação “Salvamar” registra mais de 580 atendimentos nas praias de Linhares no período de Ano Novo
A Operação Salvamar divulgou nesta segunda-feira (3) o balanço de atendimentos registrados entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro nos balneários de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. De acordo com os dados do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares, mais de 580 banhistas foram atendidos pelos guarda-vidas nesse período. A ação que segue no litoral do município no decorrer de todo o verão é promovida pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a corporação.

Dos 584 atendimentos, foram registradas 4 ocorrências de resgate, 3 atendimentos pré-hospitalares , 41 auxílios a pessoas em perigo, além de 537 orientações preventivas a afogamentos . Segundo a corporação, não foram registrados óbitos.
Nesta temporada de verão, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, contratou 36 guarda-vidas para atuar nas três praias. Os profissionais trabalham das 8 às 18 horas e possuem treinamento e equipamentos apropriados para possível resgate dos banhistas.
O cabo do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares e supervisor da Operação Salvamar, Daniel Soares Pesente, avaliou de forma positiva o trabalho feito durante o período de Ano Novo. “As ações de prevenção realizadas pelos guarda-vidas tiveram resultados positivos e contribuíram para evitar tragédias neste período de réveillon. Vale reforçar que é sempre importante manter os cuidados antes de entrar na água, principalmente aqueles que não sabe nadar e os pais que tem filhos pequenos”, orientou.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos da Silva, destacou que a operação tem o objetivo de oferecer segurança para quem for visitar o nosso litoral neste verão. “Orientamos que as pessoas entrem na água em locais que tenham a atuação dos guarda-vidas. E caso não esteja próximo a um local protegido, procure banhar-se onde a água fique até a linha da cintura para evitar acidentes”, alertou o secretário.
Dicas para aproveitar o verão com segurança nas praias de Linhares:
– Evitar ficar aglomerados;
– Mantenha sempre o distanciamento social;
– Faça sempre o uso da máscara de proteção facial;
– Faça sempre a higienização das mãos com álcool em gel;
– As crianças não devem ficar longe do raio de visão. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos a elas;
– Evitar colocar bóias em crianças e deixá-la sozinha no mar;
– Não cometer excessos na alimentação. Aguardar duas horas, no mínimo, para banhar-se;
– Ter em mente que bebida alcoólica não combina com banho de mar;
– Nadar apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas;
– Nadar sempre em companhia de outras pessoas. Evite nadar sozinho;
– Evitar deslocar-se muito para o fundo, tendo a água na altura da cintura;
– Respeitar o limite para banhistas;
– Ter cuidado com depressões e bancos de areia.