Vigilância em Saúde de Linhares intensifica combate no controle do mosquito da dengue

São confirmados 27 casos, em média, por semana, a cada 100 notificações.

Os agentes realizam as visitas de casa em casa na sede e interior do município. Agora, eles voltaram a fazer a verificação no interior dos imóveis, atividade que estava suspensa por causa da pandemia da Covid-19. Fotos: Secom/Prefeitura de Linhares

Com a chegada do verão e a multiplicação de mosquitos, a Secretaria de Saúde de Linhares reforça as ações de controle, principalmente, da espécie Aedes aegypti que transmite doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. O trabalho é feito pelos agentes de controle de endemias da Vigilância em Saúde.

Os agentes realizam as visitas de casa em casa na sede e interior do município. Agora, eles voltaram a fazer a verificação no interior dos imóveis, atividade que estava suspensa por causa da pandemia da Covid-19.

Nas visitas, os técnicos eliminam criadouros de mosquitos, fazem coleta de larvas e passam orientações aos moradores. Os procedimentos são feitos também nos chamados pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios, ferros-velhos, pontos de reciclagem e outros.

Para reforçar o combate ao mosquito da dengue, a Vigilância em Saúde utiliza ainda a aplicação do inseticida UBV Leve. O produto é aplicado em todas as casas onde tem casos suspeitos ou confirmados de dengue para eliminar as fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus para, assim, cortar o ciclo de transmissão da doença.

O chamado “fumacê”, a aplicação do inseticida UBV pesado, feito com a bomba acoplada à caminhonete, não está sendo efetuado porque a incidência de casos de dengue caiu em Linhares. “O município registra menos de 300 casos por 100 mil habitantes. Então, não há necessidade de aplicação do inseticida pesado, conforme recomendação do Ministério da Saúde, informou o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

O trabalho realizado pela Prefeitura de Linhares para conter o mosquito que transmite doenças tem surtido efeito. Nas últimas semanas, os casos de dengue vêm caindo no município, conforme levantamento da Vigilância Ambiental.

O combate aos mosquitos adultos Aedes aegypti também é bastante eficaz na eliminação de pernilongos, explicou o assessor Sérgio Lubiana. Ele disse que os técnicos levam em consideração os hábitos dos insetos quando da aplicação do inseticida, o que permite um combate satisfatório.

 “É levada em consideração, entre outras, a principal diferença entre os mosquitos. O Aedes voa abaixo de 1,2 metro, picando mais pés, pernas e joelhos, e possui hábitos diurnos, picando à noite apenas em locais bastante iluminados. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite”, explicou.

Prevenção

Como o mosquito tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a combater o mosquito.

Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas, por exemplo.

Os mosquitos são mais ativos no verão porque as temperaturas altas e a umidade características dessa estação favorecem a proliferação deles. Outra razão é que o pernilongo (Culex quinquefasciatus) e o mosquito da dengue (Aedes aegypti), são espécies muito bem adaptáveis às áreas urbanas.