Notícias

Usuários das Unidades de Saúde em Linhares já podem solicitar Ficha A ou Prontuário Médico pela internet

A partir desta terça-feira (7), as pessoas que precisarem solicitar a Ficha A ou Prontuário Médico das Unidades de Saúde de Linhares podem fazer a solicitação pela internet. A Prefeitura criou um link on-line para garantir mais comodidade aos cidadãos que solicitam os documentos. O link de acesso é o:  https://forms.gle/md7CqBEhTLKn9Fj8A

Para isso, basta o usuário acessar o formulário eletrônico, no link descrito abaixo, e se atentar em responder corretamente todos os campos. A ficha será retirada depois na Unidade de Saúde em que o cidadão solicitou a comprovação do endereço ou atendimento.

Mas, atenção: o prazo para apanhar a ficha pronta é de 30 dias, e ela só será entregue em mãos do solicitante, com a conferência aos documentos anexados no formulário. Outro detalhe é que a solicitação deve ser feita individualmente e não familiar. A confirmação da solicitação chegará ao e-mail indicado pelo solicitante.

Antes, para conseguir a Ficha A ou Prontuário Médico, os pacientes retiravam um requerimento nas unidades de saúde, o preenchiam e o protocolavam na prefeitura. Agora, esse processo não é mais necessário. Para facilitar essa solicitação, está sendo oferecido o modo on-line.

A Atenção Primária à Saúde, da Secretaria de Saúde, lembra que, após a solicitação, a equipe da Unidade de Saúde receberá uma autorização de emissão de cópia. Isso quer dizer que só será emitida a cópia se o usuário tiver registros em arquivos da unidade de saúde requisitada. O usuário precisa ter um histórico de cadastro (Ficha A) e/ou atendimento (Prontuário Médico), na unidade.

Linhares não sofreu desabastecimento

O Município esclarece que vêm atendendo nos últimos dias moradores que protocolam a solicitação de acesso à Ficha A/Prontuário – emitida pela Secretaria Municipal de Saúde – para fins de comprovação de endereço junto à Fundação Renova, para o pleito de possível reparação de dano junto à Fundação, em decorrência do rompimento da barragem de Mariana (MG) e comprometimento do abastecimento de água.

Na última semana, a Fundação Renova emitiu um comunicado em que esclarece que não houve desabastecimento de água no município de Linhares nem no distrito de Regência, em função do rompimento, independentemente da discussão judicial e da decisão a ser proferida pelo tema.