Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em escolas de Linhares

Respeito, importância do negro na construção da sociedade e da cultura brasileira foram assuntos abordados no Ceim Santa Rita de Cássia e nas Emefs Professora Urbana Penha Costa e Zeferino Batista Fiorot. As atividades foram desenvolvidas em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último sábado (20/11).

No Ceim Santa Rita de Cássia, no bairro Araçá, a pedagoga Tânia Salomão informou que foi realizado um momento social com as turmas de 1 a 5 anos, no qual os professores trabalharam o tema preconizado na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e no plano de ação da escola, com uma sequência de atividades rica e significativa. “Tivemos como produto final musicais, encenações, histórico das influências, confecção de instrumentos, biografia de Dandara dos Palmares em forma de poesia recitado pela professora Isaura”, disse a pedagoga.

Na Emef Professora Urbana Penha Costa, localizada em Povoação, a escola dedicou à temática que culminou com a apresentação de trabalho feita pelos alunos dos 4° anos, que foram coordenadas pelas professoras Adrielle Bermond Bueche e Thaís Allana Lima Terra, envolvendo assuntos como escravidão, preconceito, discriminação, culinária e vestimenta.

“O Dia da Nacional da Consciência Negra não é apenas uma data comemorativa, mas, um dia essencial para nos lembrarmos do importante papel do negro na construção da sociedade e da cultura brasileira”, disse o diretor Michel Gomes Pedro.

Na Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, as professoras de Arte, Fabiana Brunori Marinho e Ozanir Pacheco, trabalharam o tema “Mais Consciência, menos Preconceito”, que resultou, após atividades em sala de aula, foram montados um mural, com as turmas de 6º anos, e uma exposição de pinturas pelos alunos dos 7º, 8º e 9° anos.

“A consciência negra é um tema muito importante para nossa sociedade e nossa escola tem uma alta taxa de alunos negros. Esse projeto foi desenvolvido com muito carinho pelos nossos alunos, por defender a raça e valorização como participante da sociedade”, disseram as professoras Fabiana e Ozanir.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos e, conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, elas não devem utilizá-las.