Notícias

Prefeitura inicia cursos gratuitos de qualificação profissional com beneficiários do Auxílio Brasil e inscrições continuam abertas

Ao todo, são ofertadas mais de 1,4 mil vagas em 16 opções de cursos

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, deu início a vários cursos gratuitos de qualificação profissional com os beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a fim de capacitá-los para o mercado de trabalho. Ao todo, são ofertadas mais de 1,4 mil vagas em 16 opções de cursos.

Ao todo, são ofertadas mais de 1,4 mil vagas em 16 opções de cursos. Crédito Fotos: Secretaria de Assistência Social.

Dentre os cursos ofertados estão: Auxiliar de Cozinha; Android Básico; Empreendedorismo Digital; Informática Básica; Barbeiro; Fotografia; Costureiro; Cuidador Infantil; Cuidador de Idosos; Design de Sobrancelhas; Recepção e Segurança em Portarias; Produção de Vídeo para a internet; Panetones; Marmita Fit para congelar; Mini Pizza; Mini Chef Pizzas; além de Cozinhas Fitness. 

Para Carla de Oliveira Gama, de 29 anos, que participa dos cursos de Costura e Marmita Fit, esta é uma oportunidade muito importante para quem precisa melhorar o currículo e arrumar emprego. “Esta é uma ação que ajuda capacitar às pessoas que não tem condições de pagar um curso de qualificação profissional. Por isso, a partir desses cursos, tenho certeza que terei mais chances de conquistar uma vaga de emprego num mercado tão competitivo, e quem sabe, me tornar dona do meu próprio negócio”, disse uma das assistidas do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Interlagos.

Para participar dos cursos profissionalizantes é preciso estar inscrito no Programa Auxílio Brasil e ter no mínimo 16 anos. Os cursos são realizados em todos os sete CRAS da Prefeitura de Linhares. Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar o CRAS no qual são referenciados. 

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destaca que um dos compromissos do município é ampliar o acesso à qualificação profissional para a população em situação de vulnerabilidade social. “Esta é uma iniciativa que dá a oportunidade para essas pessoas se qualificarem e poderem competir por um emprego no mercado de trabalho. Novas empresas estão se instalando em Linhares e a oferta desses cursos pode ser um passaporte para ocupar um cargo nesses empreendimentos. Desde 2017 a atual gestão trabalha com o objetivo de ampliar as políticas públicas e beneficiar ainda mais linharenses”, afirmou o prefeito.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, os cursos são fundamentais para as pessoas ingressarem no mercado de trabalho, gerarem renda para as suas famílias e ainda movimentarem a economia do município.

“A qualificação profissional influencia positivamente na vida das pessoas, tanto para conquistarem o emprego formal, quanto para se tornarem empreendedores. E, consequentemente isso movimenta a economia, pois eles passam a acessar os bens e serviços, gerando recursos e renda para a cidade”, disse a secretária.