Mais de 400 animais são esterilizados por meio do programa de castração gratuita; inscrições continuam abertas para 2022

Desde o mês de maio foram castrados 404 animais, entre cães e gatos, por meio do programa de castração gratuita promovido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O primeiro lote de castração, referente aos 300 animais, sendo 150 animais machos e 150 fêmeas, já foi encerrado.

“Estamos no segundo lote da castração e 104 animais foram esterilizados. As vagas para este ano foram encerradas, porém, a pré-inscrição continua para 2022, quando será aberto outro processo licitatório”, informa a assessora técnica na Semam, Renata Rangel Rosa.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que a clínica responsável pelo procedimento cirúrgico, dentro de sua capacidade e segurança, está convocando os tutores para comparecerem à clínica para a realização de exames nos animais. Caso nenhum problema seja detectado no animal, é realizada a castração.

Pré-cadastro continua

A Semam pede que os tutores fiquem atentos ao andamento do pré-cadastro no sistema (Sislam) para saber se o animal se adéqua ou não aos requisitos para concessão da cirurgia. Em muitos casos, há ausência de documentação e informações corretas, porém, os tutores ainda têm a chance de enviá-las para a finalização do processo.

As inscrições de pré-cadastro para esterilização gratuita de cães e gatos devem ser realizadas no endereço eletrônico: https://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/, onde os cidadãos também devem acompanhar a solicitação.

Requisitos para castração gratuita

Antes de realizar o pré-cadastro, o responsável pelo animal deve estar ciente das seguintes informações:

– O tutor/responsável deve residir no município de Linhares;

– Os animais devem ter idade mínima de 5 (cinco) meses e máxima de 7 (sete) anos;

– Possuir carteira de vacinação e estar com a vacina antirrábica e a vermifugação em dia (nos últimos 12 meses);

– Isentos de pulgas e carrapatos;

– Estejam em condição física aparentemente satisfatória;

– A responsabilidade no transporte do animal – do local de moradia até a clínica – é do tutor/responsável, seja para a realização de exames, procedimento cirúrgico e remoção de pontos.