Vigilância Epidemiológica adota medida para evitar desperdício de doses da Coronavac

A medida será adotada em 18 unidades de saúde dos bairros e começa a valer nesta terça-feira (26)

A medida vai impactar o fluxo de atendimento de 18 unidades de saúde da sede do Município, ou seja, as que funcionam nos bairros. Foto: Secom/Felipe Tozatto.

A Vigilância Epidemiológica de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira (26) uma estratégia para evitar o desperdício de doses do imunizante Coronavac. A medida vai impactar o fluxo de atendimento de 18 unidades de saúde da sede do Município, ou seja, as que funcionam nos bairros.

A partir de agora, a aplicação desse imunizante vai seguir uma planilha exclusiva e os frascos da vacina Coronavac serão abertos mediante uma escala a ser seguida pelas unidades. Quando abertos, os frascos que possuem 10 doses precisam ser aplicadas no prazo de seis horas.

“Se não aparecerem dez pessoas nesse intervalo de horas, a vacina tem que ser descartada”, esclarece a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos de Barros. Com o cronograma, a quantidade de pessoas que vão procurar a vacina tende a se concentrar em um maior número, havendo um melhor aproveitamento das doses.

A escala para abertura de frascos de vacina Coronavac nas Unidades de Saúde será a seguinte: Centro, Linhares V, Conceição, BNH (segunda-feira); Aviso, Nova Esperança, Três Barras e Lagoa do Meio (terça-feira); Araçá, Santa Cruz, Interlagos Um e Jardim Laguna (quarta-feira); Shell, São José e Interlagos Dois (quinta-feira); e Canivete, Planalto e CAIC (sexta-feira).

Vale lembrar que as pessoas vacinadas com a Coronavac devem seguir o ciclo de 28 dias entre uma dose e outra. Até o momento, Linhares já aplicou 219.074 doses de vacinas, sendo que 132.489 com a primeira dose, 80.822 com a segunda dose e 5.544 com a dose única, além das doses de reforço.