Defesa Civil de Linhares cria grupo de trabalho para executar ações emergenciais no período chuvoso
A Defesa Civil de Linhares – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – convocou, nesta segunda-feira (25), uma reunião para criar um grupo de trabalho emergencial para atuar durante o período das chuvas, previsto a partir do mês de dezembro.

A reunião, que aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública, contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Turismo e Esporte, Obras e Serviços Urbanos, Agricultura e Comunicação de Linhares para alinhar o papel de cada membro diante de uma situação de crise.
Também participaram do encontro o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, tenente-coronel Machado, e o representante da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), tenente BM Patrick Scopel.
Conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos, o grupo foi organizado com a missão de desenvolver ações com vistas a mitigar os efeitos negativos e prejuízos provocados pelas fortes chuvas, previstas para o período do verão.
“É importante essa integração para termos uma relação mais próxima diante de uma eventualidade. O Município já está se preparando e com ações desenhadas para o enfrentamento de uma possível crise”, disse Coronel Jones Mattos.
ATUAÇÃO DE CADA SECRETARIA:
1 – Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento
– Cessão de caminhão-baú com motorista e de maquinários.
2 – Secretaria Municipal de Assistência Social
– Recepção/acolhimento dos desabrigados;
– Cadastramento dos desabrigados;
– Assistência humanitária (alimentação, água, colchões, agasalhos, etc.);
– Coordenação/organização de abrigos;
– Uso dos ginásios dos bairros Conceição e Araçá/Aviso.
3 – Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer
– Cessão dos ginásios para abrigo;
– Manutenção da estrutura (sanitários, energia e água);
– Limpeza dos abrigos.
4 – Secretaria Municipal de Educação
– Cessão de caminhão-baú com motorista e de escolas para abrigos.
5 – Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
– Cessão de braçais, carros/caminhões com motorista e maquinários.
6 – Secretaria Municipal de Saúde
– Recolhimento, tratamento e abrigo temporário de animais domésticos das famílias desabrigadas (Unidade de Vigilância de Zoonoses);
– Ambulâncias para transporte de enfermos e acamados;
– Atendimento ambulatorial aos desabrigados.
7 – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social
– Cessão de Guarda Civil fixo para controle de acesso e segurança do local;
– Deslocamento de viatura para segurança do entorno.
8 – Coordenadoria Municipal de Proteção e Segurança Pública
– Acompanhamento do nível do Rio Doce;
– Remoção das famílias com cota de atenção/alerta/inundação;
– Coordenação de toda ação.
9 – Corpo de Bombeiros e Polícia Militar
– Resgate e apoio à segurança dos abrigos e das equipes durante a remoção dos desabrigados.