terça-feira, 10 de junho de 2025
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Defesa Civil de Linhares cria grupo de trabalho para executar ações emergenciais no período chuvoso

A Defesa Civil de Linhares – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – convocou, nesta segunda-feira (25), uma reunião para criar um grupo de trabalho emergencial para atuar durante o período das chuvas, previsto a partir do mês de dezembro.

A reunião, que aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública, contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Turismo e Esporte, Obras e Serviços Urbanos, Agricultura e Comunicação de Linhares para alinhar o papel de cada membro diante de uma situação de crise.

Também participaram do encontro o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, tenente-coronel Machado, e o representante da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), tenente BM Patrick Scopel.

Conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos, o grupo foi organizado com a missão de desenvolver ações com vistas a mitigar os efeitos negativos e prejuízos provocados pelas fortes chuvas, previstas para o período do verão.

“É importante essa integração para termos uma relação mais próxima diante de uma eventualidade. O Município já está se preparando e com ações desenhadas para o enfrentamento de uma possível crise”, disse Coronel Jones Mattos.

ATUAÇÃO DE CADA SECRETARIA:

1 – Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento

– Cessão de caminhão-baú com motorista e de maquinários.

2 – Secretaria Municipal de Assistência Social

– Recepção/acolhimento dos desabrigados;

– Cadastramento dos desabrigados;

– Assistência humanitária (alimentação, água, colchões, agasalhos, etc.);

– Coordenação/organização de abrigos;

– Uso dos ginásios dos bairros Conceição e Araçá/Aviso.

3 – Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer

– Cessão dos ginásios para abrigo;

– Manutenção da estrutura (sanitários, energia e água);

– Limpeza dos abrigos.

4 – Secretaria Municipal de Educação

– Cessão de caminhão-baú com motorista e de escolas para abrigos.

5 – Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos

– Cessão de braçais, carros/caminhões com motorista e maquinários.

6 – Secretaria Municipal de Saúde

– Recolhimento, tratamento e abrigo temporário de animais domésticos das famílias desabrigadas (Unidade de Vigilância de Zoonoses);

– Ambulâncias para transporte de enfermos e acamados;

– Atendimento ambulatorial aos desabrigados.

7 – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social

– Cessão de Guarda Civil fixo para controle de acesso e segurança do local;

– Deslocamento de viatura para segurança do entorno.

8 – Coordenadoria Municipal de Proteção e Segurança Pública

– Acompanhamento do nível do Rio Doce;

– Remoção das famílias com cota de atenção/alerta/inundação;

– Coordenação de toda ação.

9 – Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

– Resgate e apoio à segurança dos abrigos e das equipes durante a remoção dos desabrigados.