Biblioteca de Quinta: Escola do Santa Cruz promove projeto de leitura e recebe doações de livros infantojuvenis

“Biblioteca de Quinta” é um projeto desenvolvido na Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, para promover melhorias na leitura, escrita, interpretação e criatividade dos alunos do 6º ao 9º ano. Toda quinta-feira os alunos podem fazer empréstimos de livros na biblioteca. Inclusive, a escola tem recebido doações de livros infantojuvenis de qualquer gênero literário, histórias em quadrinhos e revistas adequadas à idade entre 11 e 17 anos.

A professora de Ciências, Laís Anholetti Pompermaier, foi quem criou o projeto. “Antes da pandemia, em 2019, já era perceptível que os alunos tinham uma certa dificuldade em leitura e interpretação de textos. Como todas as disciplinas dependem desses conhecimentos, mesmo sendo professora de Ciências, costumava sortear livros na sala para que os alunos pudessem ler, ganhar um livro novo e ter o sentimento de posse de algo para que valorizasse também. Ao longo dos anos, vários leitores foram criados na escola”, disse a professora que tem uma biblioteca pessoal com um acervo de mais de 600 livros.

Laís conta que a biblioteca da escola conta com cerca de 200 exemplares. Na lista, clássicos como Harry Potter, Percy Jackson, Como eu era antes de você e Quando a Neve Cair. “Toda quinta-feira durante o meu planejamento coloco os livros expostos na mesa e incentivo os alunos escolherem e pegarem os livros emprestados. O nome dos alunos é anotado, assim como o livro que pegou, e fica com ele por 15 dias. Caso precise, pode renovar uma vez”, explicou.

Para facilitar a escolha do aluno foi criado um perfil no Instagram, o @bibliotecadequinta, onde são postadas as fotos e a sinopse dos livros da biblioteca. Lá também é compartilhado frases, vídeos, séries e filmes baseados nos livros, além de indicações de leitura e desenhos dos alunos sobre os livros. A ideia surgiu para facilitar a escolha da próxima leitura do aluno e incentivar cada vez mais o universo da Literatura.

A diretora da escola, Maria Aparecida Santos da Silva Celestino, destacou que com a pandemia, a dificuldade de leitura, escrita e interpretação se intensificou, e esse projeto se consolidou na escola para reforçar aos alunos a importância da leitura e como esse processo é divertido, prazeroso e desperta a imaginação.

“A escola abraçou o projeto da professora e já temos colhido frutos. Toda quinta tem fila na escola de alunos para pegar os livros. Percebemos que muitos alunos ficaram acomodados por terem ficado em casa por muito tempo devido à pandemia e adquirido uma certa resistência no retorno às aulas presenciais. A leitura abre um leque de oportunidades e proporciona uma visão mais abrangente da vida”, disse a diretora.

Doe você também.

Quem desejar contribuir com o acervo da unidade de ensino, os livros podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. A escola está localizada à Avenida Ademar Luiz Piana, s/nº, no bairro Santa Cruz. O telefone para contato é o (27) 99504-5200.