Caixas secas: mais de 3,3 mil unidades já receberam os serviços de manutenção pela Secretaria de Agricultura

Passou de 3,3 mil o número de caixas secas que receberam os serviços de manutenção e limpeza pela Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. Somente na região do distrito de São Rafael foram limpas mais de 2 mil unidades nos últimos meses. Agora, os maquinários continuam no distrito e, em breve, será iniciada mais uma frente de trabalho para construção de novas caixas na localidade.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que nas 3.345 unidades limpas até o momento, que têm capacidade para armazenar 243 milhões de litros d’água, foi retirado um acumulado de 48 mil m³ de resíduos sólidos que possivelmente iriam parar nos mananciais, podendo causar o assoreamento, erosão do solo ou, ainda, obstruir as estradas pela lama nas propriedades rurais.

“Além da construção e da manutenção, registramos uma eficiência muito relevante no que diz respeito à função das caixas secas localizadas na frente de trabalho de São Rafael. Seguiremos nosso planejamento e vamos retornar também a construção em áreas não contempladas”, disse Fiorot.

O município já construiu em todo o Município quase 6 mil caixas secas: 2.281 mil em São Rafael; 1.101 em Japira/Dr.Jones/Humaitá; 918 em Pedrolândia; 876, no Farias; 728 em Desengano.

José Antonio Fornaciari, de São João de Terra Alta, no distrito de São Rafael, contou que na sua propriedade foram construídas quase 100 unidades e que é essencial o serviço de manutenção. “Tinham córregos e nascentes que entupiam muito antes de construir as caixas secas. Hoje, observo que com as caixas a terra não desce mais, porque cai na caixa e que, mesmo com a diminuição da água devido à estiagem, a nascente não secou, por isso que tão importante quanto a construção é a manutenção delas”, disse o produtor.

As caixas secas são reservatórios de água escavados (buracos) às margens das estradas que têm a função principal de reter água da chuva e os sedimentos sólidos. É parte integrante do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo que engloba, além da construção de barragens, a manutenção das nascentes, o manejo da irrigação, dentre outros, para melhorar as condições de trabalho das comunidades rurais, visando a produção sustentável.