terça-feira, 1 de julho de 2025
  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Mudas de plantas nativas são distribuídas às famílias dos alunos do Ceim Olga Bortot Molina, no Canivete
Notícias

Mudas de plantas nativas são distribuídas às famílias dos alunos do Ceim Olga Bortot Molina, no Canivete

O Ceim Olga Bortot Molina, no bairro Canivete, chega a mais uma etapa do projeto “Bichos de perto, bichos de longe, onde habitam?”, com a Festa dos Talentos e a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica às famílias dos alunos. A proposta é apresentar às crianças os benefícios das plantas e sua importância para o meio ambiente.

A diretora Eliana Wagner Moreira explicou que na próxima terça-feira (28/9) terão continuidade as apresentações dos alunos de músicas relacionadas ao meio ambiente, bichos e plantas, que seguem de forma escalonada.

“Após as apresentações, que conta somente com a presença do pai e da mãe ou do responsável, devido os protocolos de segurança da Covid-19 que devemos seguir, distribuímos para cada família uma muda de jenipapo, palmeira ou pitanga, doados à escola pela Reserva Natural Vale. Esse projeto foi iniciado no mês de junho e busca despertar a afetividade e o respeito para com a natureza, que é dela que tiramos nosso sustento e o ar que respiramos”, explicou a diretora.

A terceira etapa consiste na construção de uma horta e a previsão é iniciar na segunda quinzena de outubro. “A Vale montará os canteiros, doará as mudas de sementes e hortaliças, e nos orientará sobre o plantio, manutenção e cuidados. As crianças vão ajudar no plantio, a molhar, e com a horta promoveremos momentos de estudos sobre a função dos alimentos e a importância de cada planta, por exemplo”, disse a diretora.

Inicialmente serão cultivados cebolinha verde, coentro, salsa e couve, mas o plantio será de acordo com cada estação do ano. Os alimentos serão utilizados na produção da merenda escolar.

Também será construída na escola uma composteira, que é um reservatório onde é feito o processo de decomposição de raízes, folhas, sementes e lixo orgânico doméstico, dentre outros, para produzir adubo e fertilizar a horta. 

As crianças sem máscara são de 1 e 2 anos e não tem a obrigatoriedade do uso de acordo com a portaria conjunta SEDU/SESA n° 01-R, de 08 de agosto de 2020.