Dose de reforço contra a Covid-19 começa pelos idosos que vivem em instituições de longa permanência

Também receberão a dose de reforço os idosos acamados/domiciliados referenciados no sistema de saúde do Município

A dose de reforço começa a ser aplicada nos idosos que vivem em instituições de longa permanência em Linhares. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

A Secretaria Municipal da Saúde começou na segunda-feira (13) a aplicação da dose de reforço (terceira dose) em idosos. Inicialmente serão vacinados apenas moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), e, em seguida os idosos acamados e que são referenciados no sistema de saúde do Município. 

Em Linhares, são 130 idosos que vivem nos abrigos e aproximadamente 1 mil idosos que são acamados e/ou domiciliados.

Poderão receber o reforço todos os idosos residentes de ILPIs que já completaram o esquema vacinal (duas doses ou dose única) há, no mínimo, seis meses. A vacinação desse público acontecerá nas próprias instituições, sem necessidade de deslocamento dos moradores.

Será utilizado o imunizante da Pfizer, conforme recomendação do Ministério da Saúde.  O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que, conforme Linhares receber novos lotes, a aplicação da dose de reforço deverá ser estendida aos demais idosos acima dos 70 anos.