População deve redobrar cuidados com o lixo no período chuvoso

O período de chuvas ocorre predominantemente entre os meses de outubro a março. Contudo, nos últimos dias, é registrada precipitação constante e intensa sobre o Estado. E a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), faz um alerta à população: é necessário o cuidado redobrado com o descarte de lixo.

Mesmo com as chuvas que caem em Linhares, as equipes de limpeza urbana continuam executando os serviços tanto na sede quanto no interior do município. E para que o trabalho seja eficiente, também é preciso que os cidadãos acompanhem o cronograma de recolhimento e façam o depósito dos materiais em locais adequados, seja em caçambas (resíduos da construção civil), em lixeiras e sacos plásticos (lixo domiciliar) e acondicionado no dia anterior à data de coleta, no caso de entulho – observando para evitar calçadas e ciclovias.

Outra forma de destinação correta de resíduos são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o recolhimento de materiais recicláveis, instalados nos bairros da sede e no interior. Ao todo são 180 equipamentos instalados nas unidades de ensino, unidades de saúde, supermercados, hospitais e empresas privadas do município.

Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, todo esse cuidado evita a incidência de lixo nas ruas e, consequentemente, o entupimento do sistema de drenagem pluvial e aumento do risco de contaminação por doenças.

“É um trabalho de cooperação, que evita vários transtornos à população. Como Município, nós mantemos nosso cronograma diário de limpeza e coleta de lixo e entulho, independente das condições climáticas. Contudo, em contrapartida, precisamos que os munícipes acondicionem o resíduo que geram em locais adequados para eficiência do serviço ofertado”, destaca o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

De acordo com o secretário, a destinação incorreta de lixo é o principal fator para ocorrência de enchentes. “Caso não haja uma mudança cultural na forma de encararmos os resíduos e o lixo que geramos, de modo geral, os problemas como entupimento de bocas de lobo, assoreamento de galerias e, sobretudo, a ocorrência de alagamentos, irão se agravar cada vez mais”, aponta João Cleber.

As demandas de limpeza e manutenção no sistema de drenagem, além de reparos na pavimentação de ruas e avenidas, podem ser registradas por meio do telefone (27) 3372 2117.