Beneficiários do Bolsa Família são convocados para pesagem obrigatória

Entre os dias 1 e 17 de setembro, as Unidades de Saúde de Linhares realizam o acompanhamento das condicionalidades de saúde da segunda vigência de 2021, destinado aos beneficiários do Programa Bolsa Família: crianças menores de sete anos, meninas a partir dos 14 anos e mulheres com até 46 anos.

Conforme o Programa Municipal de Alimentação e Nutrição – Sisvan, vinculado ao Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), o acompanhamento tem a finalidade de avaliar o estado nutricional, sendo verificados peso e altura, além da documentação como cartão de vacina das crianças e cartão de gestante, caso alguma beneficiária esteja grávida.

“É uma forma de verificarmos se as crianças estão desnutridas ou obesas, e se as gestantes estão fazendo o acompanhamento do pré-natal. Assim, poderemos encaminhá-las às unidades saúde para consultas pontuais [acompanhamento pediátrico e nutricional] e para colocar o cartão de vacinação em dia”, explica a nutricionista e referência técnica do Programa Municipal de Alimentação e Nutrição, Vanessa Magalhães.

Segundo a nutricionista, durante o ano de 2020 e o primeiro semestre deste ano, o acompanhamento não era exigido devido à pandemia. Contudo, para este segundo semestre, a pesagem é obrigatória. “Caso o público-alvo não compareça às unidades de saúde para o acompanhamento, poderá ter seu benefício bloqueado”, completa Vanessa.

Calendário de atendimento

O atendimento terá início na próxima quarta-feira (1/09) e será realizado até o dia 17 de setembro, no horário das 8 às 16 horas, em todas as Unidades de Saúde (US) do Município.

Todos os titulares do cartão Bolsa Família, meninas e mulheres beneficiárias de 14 a 46 anos e crianças de até sete anos de idade, devem participar do acompanhamento munidos do cartão de vacina (de crianças e adultos) e cartão de gestante, para quem estiver grávida. 

Atualmente, o Município tem aproximadamente 11.280 beneficiários, de acompanhamento obrigatório, cadastrados no programa Bolsa Família, do Governo Federal. A meta de acompanhamento é de 85%.