Taxa de ocupação de leitos Covid-19 cai para 21% em Linhares, a menor desde fevereiro

No momento, há 140 leitos disponíveis no Município. São 53 leitos de UTI disponíveis para pacientes graves da Covid-19 e outros 87 de enfermaria. Fotos: Secom/Arquivo

A secretaria municipal de Saúde de Linhares registrou nesta terça-feira (27) a menor taxa de ocupação de leitos de UTI e Enfermaria Covid-19 desde o mês de fevereiro. Na época, o município atingiu quase 100% de ocupação. Nesta terça-feira (27), a taxa chegou a 21%.

Há 140 leitos disponíveis no Município. São 53 leitos de UTI disponíveis para pacientes graves da Covid-19 e outros 87 de enfermaria nos quatro hospitais que são refereência para o tratamento da doença em Linhares: Hospital Geral de Linhares (HGL), Rio Doce, Unimed e Linhares Medical Center (LMC).

Em relação à UTI, há 22 vagas disponíveis no HGL; 15 no Rio Doce, uma na Unimed, e 15 no LMC. E sobre os leitos de enfermaria, há 30 leitos disponíveis no HGL; 20 no Rio Doce; 10 na Unimed e outros 27 no LMC.

Além disso, a taxa de testes positivos para a doença também segue um ritmo de desaceleração. Até essa segunda-feira (26) atingiu 27% de casos confirmados, isto, é, dos 3.253 testes realizados ao longo do mês de julho, 910 deram positivo para o novo coronavírus. Em fereveiro desta mesma semana, a taxa chegou a atingir mais de 40%.

Há 22 vagas de UTI e outras 30 de enfermaria disponíveis no Hospital Geral de Linhares (HGL).

O número é alcançado com o avanço da vacinação, que já chegou a quase 60% da população vacinável com ao menos uma dose e 25%% com proteção completa, além de queda nas taxas de transmissão.

“A baixa nos indicadores mostra a efetividade das medidas de prevenção reforçadas pela Prefeitura, e da vacinação, que tem acelerado em todo a Linhares. Mas ainda não é uma situação confortável, temos que ter cuidado, há novas variantes circulando, mas estamos caminhando para vencer essa pandemia”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

“Linhares enfrentou um final de 2020 e um primeiro semestre muito duro no enfrentamento da pandemia, com ocupações em níveis altíssimos, e essas reduções apontam para uma queda nas internações. É uma prova de que as vacinas são eficientes e que estamos formando um escudo coletivo contra o vírus”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.