Prefeitura apoia ação educativa da Eco 101 para garantir mais segurança aos ciclistas no trânsito

Vários ciclistas que estiveram pedalando próximo ao km 147 da BR-101, em Linhares, na tarde da última sexta-feira (13), se depararam com uma blitze educativa com o objetivo de orientá-los sobre como trafegar com mais segurança pela rodovia e pelas vias do Município. A ação foi promovida pela concessionária Eco 101, em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – órgão vinculado a secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
Durante a ação, os ciclistas receberam coletes refletivos, panfletos com orientações de segurança no trânsito relacionadas ao Movimento Maio Amarelo, além de álcool em gel para a higienização das mãos. Várias ações de conscientização são realizadas para os diversos públicos como caminhoneiros, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
De acordo com o gerente de atendimento ao usuário da Eco101, Christian Tanimoto, essas ações visam conscientizar os usuários da rodovia para um trânsito mais seguro, independente do tipo de veículo utilizado. “É importante ressaltar que o trânsito é responsabilidade de todos, por isso pensamos em ações voltadas para todos os públicos”, reforçou o gerente.
Quem aprovou a iniciativa foi o coordenador do Pedal Linhares, Sebastião de Souza Silva. “Nos últimos anos a circulação de ciclistas cresceu na cidade, e com isso os riscos no trânsito para este público também aumentaram. Por isso, toda ação de conscientização é bem-vinda para garantir mais seguança e proteger os nossos ciclistas”, destacou.
Já o ciclista Ricardo Lima Brandão também ficou satisfeito ao receber o colete refletivo. “Com este colete os motoristas terão mais visibilidade quando eu estiver pedalando, principalmente no período da noite. Com isso, as chances de provocar um acidente são menores”, disse o ciclista.
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Simplício, a ação é de extrema importância para um trânsito maus seguro e humanizado. “Precisamos ter uma consciência tranquila e harmoniosa no trânsito. Por isso, a ação valeu para informar à população que o ciclista faz parte da mobilidade urbana”, finalizou.