Prefeitura de Linhares já entregou mais de 182 mil kits merenda para estudantes da rede municipal de ensino

Desde o início da pandemia, o kit merenda é entregue aos mais de 26 mil estudantes matriculados nas escolas da Prefeitura

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Linhares já distribuiu mais de 182 mil kits merenda aos estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

Linhares foi o primeiro município do Espírito Santo a suspender as aulas presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, no dia 16 de março do ano passado. A cidade também foi a primeira no Estado a entregar um kit merenda para cada aluno matriculado na rede municipal de ensino com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos estudantes. Por exemplo, se uma residência tiver dois alunos matriculados, o pai ou responsável recebe dois kits merenda.

De lá para cá, já foram entregues 182 mil kits merenda. Atualmentem, as unidades de ensino, da sede e do interior, realizam a entrega do sétimo kit, que é composto por 5 kg de arroz; 1 kg de feijão; 1 kg de macarrão; 1 kg de fubá; 1 kg de canjiquinha; 2 kg de açúcar; 1 kg de farinha de mandioca; 1 pacote de 400g de leite em pó integral; 1 lata de óleo de 900 ml; 1 pacote de biscoito de 400g; 1 pacote de linguicinha de 500g e 1 pente com 30 ovos.

O kit foi elaborado pela equipe de nutricionistas da Prefeitura que levou em consideração o índice nutricional de cada criança para um período de até 45 dias, priorizando a segurança alimentar do aluno.

Para retirada do kit, o uso de máscara é obrigatório. Como aconteceu nas outras distribuições, os pais ou responsáveis estão sendo informados por telefone, WhatsApp e pelas redes sociais da unidade de ensino.

Carlúcio Sarmento tem dois filhos matriculados na rede municipal e está sempre atento aos comunicados da escola para não perder o prazo de retirada dos kits. “Essa distribuição é muito importante, principalmente para muitas famílias que perderam o emprego num momento tão difícil como esse de pandemia”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, o objetivo da distribuição é o de garantir a alimentação das crianças enquanto elas não estiverem na escola. Durante o regime de aulas presenciais, as refeições que as crianças recebem nas instituições são de fundamental importância na balança nutricional diária.

“A entrega dos kits cumpre uma das mais importantes funções da escolas, que é promover a segurança alimentar das crianças. o fato de as crianças não estarem de forma presencial na escola não pode ser um fator de risco para elas”, destacou.