Notícias

Prefeito e vice-prefeito de Linhares participam de web seminário sobre diagnóstico e avaliação de indicadores para execução Agenda 2030

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e o vice-prefeito Bruno Marianelli, participaram de um seminário online para apresentação do Diagnóstico de Indicadores Municipais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Avaliação Integrada do Plano Plurianual Municipal de Linhares, realizado no dia 9 de março. A iniciativa faz parte do Projeto “Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Petrobras.

Durante o encontro, foi apresentado um Diagnóstico de Indicadores e destacada uma série de indicadores municipais dos últimos 8 a 10 anos, de forma alinhada às metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para serem alcançadas até 2030. Os assuntos estão relacionados à pobreza, proteção social, saúde, educação, saneamento básico, igualdade de gênero, trabalho e renda, economia, resíduos sólidos e segurança pública.

Outro relatório em pauta foi referente à Avaliação Integrada do Plano Plurianual Municipal (2018-2021), que traz um estudo que analisa a integração dos ODS do atual Plano Plurianual, alinhando seus programas e metas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sugere, ainda, quais áreas necessitam de maior investimento e atenção na elaboração de políticas públicas e planos locais.

A consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Talita Aquino de Sousa, pontuou sobre indicadores em prol da Agenda 2030. “Foram apresentados indicadores municipais, alinhados às três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental que geram subsídios para a elaboração de políticas públicas direcionadas às maiores necessidades de Linhares. Contribuem também para orientar a administração pública e o trabalho das organizações da sociedade civil e setores privados para o alcance da Agenda 2030”, frisou a consultora.

Essa iniciativa, que tem como foco 116 Municípios, com atuação direta ou indireta da Petrobras, está em sua segunda fase e trabalha diretamente com 28 municípios selecionados. Linhares faz parte deste grupo e está recebendo assessoria técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para desenvolver um Plano de Trabalho de Aceleração do Desenvolvimento Local e constituiu um grupo de Multiplicadores ODS, pessoas capacitadas pelo PNUD para ampliar uma rede colaborativa, em prol da Agenda 2030.

“O grupo de Trabalho denominado ‘GT-ODS de Linhares’ está trabalhando para institucionalizar uma comissão para atuar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no município. Algumas reuniões já vêm sendo realizadas para apresentação do projeto, inicialmente com o prefeito e vice-prefeito e com a Câmara Municipal, para a inserção da Agenda 2030 na elaboração do novo Plano PluriAnual (PPA) e nos planos de trabalho das secretarias municipais”, disse o vice-prefeito Bruno Marianelli.

A sociedade civil organizada também tem buscado a elaboração e implementação de projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como o engajamento de pessoas. Dentro do planejamento, atuará em cinco eixos estratégicos com propostas voltadas para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Consumo Consciente e Educação Financeira; Educação Ambiental; Juventude 2030; e Direitos Humanos e os ODS nas Comunidades Tradicionais, colaborando para uma vida mais digna às pessoas e contemplando os mais vulneráveis.

Projeto de Territorialização e Aceleração dos ODS

O Projeto “Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, visa promover a formação cidadã e a ampliação das capacidades para o desenvolvimento local sustentável, em municípios onde a Petrobras atua, por meio de estratégias de integração das ações locais aos ODS e soluções multissetoriais de impacto. É uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Petrobras.