Obras de construção da nova escola de Ensino Fundamental avançam em Baixo Quartel

Uma nova unidade escolar, na comunidade de Baixo Quartel, em breve atenderá as demandas da localidade e região. As obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) seguem em ritmo acelerado, após a conclusão da etapa de serviços preliminares. No momento está sendo executada a instalação da estrutura, que abrigará o telhado, e demais serviços de alvenaria.

A escola funcionará em uma área construída de 2.128,34 metros quadrados. As obras são frutos de uma parceria entre Governo do Estado e Município, que doou uma área de mais de 9 mil metros quadrados, no distrito de Bebedouro, para a construção da unidade escolar.

O projeto da Emef Baixo Quartel contempla a construção de dez salas de aula; salas de leitura, artes e de informática; área administrativa; depósito; banheiros; refeitório; auditório; área para horta pedagógica; guarita; praça de vivência; playground; estacionamento para veículos, motos e bicicletas, e jardins. Para a obra são investidos mais de R$ 7 milhões.

“A escola está sendo uma base fundamental aqui dentro, e representa várias janelas de oportunidades que se abrem para o refrigério da comunidade, que lutou para que a escola chegasse ao ponto que está hoje. E isso também é resultado da ponte construída entre o Município e o Estado, que gera credibilidade ao poder público junto à comunidade. A escola é resultado dessa união, e trará melhores condições para o professor atuar e onde os alunos se sentirão acolhidos. É uma nova história para a comunidade”, frisa o presidente da Associação de Moradores e Produtores de Baixo Quartel (Aprombaq), Douglas Peruchi.

Após a conclusão das obras, 720 alunos que eram da rede estadual de ensino, serão atendidos pelo Município com um investimento anual de R$ 4,5 milhões. Por turno, a escola terá capacidade de atender 270 alunos do ensino fundamental, além de 90 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de municipalização da escola ocorreu em 2019.