Covid-19: Linhares vacina idosos acamados com mais de 90 anos em domicílio

Linhares avança na vacinação contra a Covid-19 em mais um grupo prioritário: os idosos acima de 90 anos. No caso dos idosos acamados a primeira dose do imunizante está sendo aplicada em domicílio pela Equipe de Saúde da Família (ESF) do território onde o idoso reside.

Os demais idosos desta faixa etária podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa. A vacinação deste grupo prioritário segue a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em alinhamento ao Plano Nacional de Imunização.

Uma das idosas que recebeu a equipe de vacinação em casa foi a Dona Gestrude Sellim Garcia, de 97 anos, que mora no bairro José Rodrigues Maciel. A expectativa dela era grande e a família estava toda reunida para acompanhar este momento de esperança.

A expectativa nesta fase é o de vacinar 100% deste público-alvo, 586 idosos, no decorrer desta semana. “É muito importante que os idosos acamados ou com dificuldades de locomoção aguardem a visita das equipes da ESF para receber a vacina. Faz-se necessário o esforço de todos para que esse momento tão importante transcorra com tranquilidade”, reforça o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Mapeamento

O mapeamento dos idosos, incluindo os acamados foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Linhares para a primeira dose – já iniciada – e segunda dose de imunização da Covid-19, ainda em data a ser definida.

“Em decorrência da limitação no número de vacinas, o trabalho para os grupos de idosos será dividido por faixa etária e expandido na medida em que a cidade receba mais lotes de imunizantes”, alerta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos.

O que é acamado?

São considerados idosos acamados pessoas sem condição de mobilidade, que não se levantam para tarefas básicas, como banho ou necessidades fisiológicas.

Os idosos acima dos 90 anos sem essas características e, portanto, com capacidade de locomoção, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a primeira dose do imunizante.

O Município já recebeu 4.598 doses, considerando CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, que foram distribuídas aos profissionais de saúde e aos idosos e deficientes institucionalizados e aos idosos acima de 90 anos.