Notícias

Quatro profissionais da saúde que atuam no combate à pandemia recebem as primeiras doses da vacina contra Covid-19 em Linhares

Ato simbólico no Hospital Geral de Linhares, na manhã desta quarta (20), marcou o início da campanha de imunização em Linhares

O enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Linhares ganhou nomes, sobrenomes e esperança. Depois de 10 meses de luta contra um vírus até então desconhecido, às 9 horas desta quarta-feira (20/1), Linhares não teve o primeiro, mas os quatro primeiros vacinados.

Profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus desde o início da pandemia no Hospital Geral de Linhares (HGL), um dos hospitais referência em Linhares para o tratamento da Covid-19: Denilza Pereira Bispo, de 37 anos, – Técnica em Enfermagem; Dr. Fernando Hajenius Ache de Freitas, de 43 anos, – Médico Infectologista; Fernanda de Carli, de 40 anos – Enfermeira; além de Ângela Magnago, de 65 anos, Vacinadora da Vigilância Epidemiológica, se tornaram símbolos do início da imunização no Município.

Os quatro receberam a primeira dose da CoronaVac, em um ato simbólico na entrada principal do HGL.  Anexo ao hospital funciona a Unidade Sentinela.

De um total de quase 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, Linhares recebeu 1.117 doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado do Espírito Santo.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou a importância daqueles que trabalham na linha de frente e pediu que a população não relaxe nos cuidados de prevenção ao novo coronavírus.

“Mas é importante reforçar que o início da vacinação não quer dizer que as pessoas podem relaxar, andar sem máscara, fazer aglomeração. Temos ainda algumas fases a serem vencidas que envolvem a produção da vacina. Ainda levará alguns meses para que toda a população seja imunizada”, salientou. “Esses cuidados que a população de Linhares tem tido ao longo dos meses têm que ser reforçados até que a maioria esteja vacinada. Vencemos uma batalha, mas não a guerra contra a Covid-19”, destacou.

Guerino lembrou que, neste primeiro momento, serão vacinados em Linhares os profissionais da saúde, idosos e pessoas com deficiência que se encontram institucionalizados. “Os trabalhadores da saúde estão há 10 meses fazendo frente à pandemia e precisam estar saudáveis e seguros para continuar esse excelente trabalho”, frisou o prefeito.

Depois de todos estes meses atuando 24 horas na Unidade Sentinela do HGL para garantir a preservação da vida dos linharenses, a enfermeira Fernanda de Carli, se emocionou ao receber a primeira dose da vacina em Linhares.

“Acima de tudo, acreditamos que a vacina, juntamente com os cuidados básicos, como uso da máscara e evitando aglomerações, vamos vencer esse inimigo. Estávamos há 10 meses esperando esse dia. É um dia de esperança, é um dia de emoção”, disse a enfermeira.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, destacou a luta exaustiva que todos os profissionais da saúde e funcionários da rede de atendimento enfrentam para salvar vidas.