Educação sanitária é tema de ação realizada na feira do bairro Novo Horizonte

Na sexta-feira (24), profissionais do Serviço de Inspeção Municipal de Linhares (SIM) e da Vigilância Sanitária, da Prefeitura de Linhares, estiveram na feira livre que acontece no Parque de Exposição do bairro Novo Horizonte, realizando uma ação de educação sanitária para quem comercializa e compra os produtos vendidos no local. Na ocasião, foram entregues exemplares da “Cartilha do Serviço de Inspeção Municipal” que contém orientações para o consumidor e feirante. A ação está prevista se repetir nos próximos dias.

“A ação foi bem aceita pelos consumidores que entenderam sobre a importância de consumir produtos regulares e como identificá-los. Desde 2017, registramos 10 agroindústrias no SIM e, duas delas, já receberam o certificado de inclusão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), um documento que permite a comercialização de produtos para todo o Espírito Santo,” disse o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot.

O secretário pontuou, ainda, que Linhares foi o primeiro município do Norte e o 6º do Estado a receber o reconhecimento de equivalência para adesão ao Susaf/ES, concedido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

A importância da qualidade dos produtos de origem animal comercializados, como queijos, linguiças, pescados, ovos e mel, foi um dos assuntos destacados pelos profissionais na abordagem. Além disso, alertaram sobre a necessidade que esses produtos tenham o registro em um Serviço de Inspeção Oficial, o que garante as condições higiênico-sanitárias dos mesmos.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que processam alimentos de origem animal. Sua função é garantir a qualidade higiênico-sanitária de produtos que são elaborados e comercializados em Linhares.