Educação Especial: novas atividades pedagógicas estarão disponíveis essa semana nas escolas da Prefeitura

A segunda remessa de atividades pedagógicas direcionadas aos alunos da Educação Especial estará disponível nas escolas da Prefeitura de Linhares a partir dessa semana. Os pais devem entrar em contato com a unidade de ensino onde a criança está matriculada para fazer a retirada da apostila que contém exercícios para serem feitos em casa junto à família.

O conteúdo é diversificado e contém sugestões de jogos, brincadeiras e atividades como recorte, colagem e desenhos, por exemplo. A pedagoga da Educação Especial, Jaqueline Duque, informou que o professor da sala de recursos e, também, da sala regular, assim como os pedagogos de cada escola, foram orientados a enviar às famílias atividades que sejam compatíveis com as necessidades de cada criança, adaptando os materiais, sempre que necessário.

O primeiro bloco de atividades distribuído para desenvolver durante 15 dias foi bem recebido pelas famílias que tem concedido um retorno positivo. As famílias têm enviado diversas fotos e vídeos mostrando as crianças desenvolvendo as atividades.

“Tem sido muito legal desenvolver as atividades em casa e saber quais habilidades estão sendo trabalhadas no meu filho, habilidades essas que são importantes para a vida adulta dele e também para a interação com outras pessoas. O fato da gente estar junto com ele tem ajudado muito a manter uma rotina. A escola onde ele estuda se preocupa muito com ele, com o que ele tem feito, inclusive a professora e a monitora são super atentas e me ligam sempre para saber como está a rotina dele”, disse Geovana Santos, mãe do Lorenzo, que estuda no Ceim Agnelo Guimarães.

A Secretaria de Educação teve o cuidado de entregar os materiais impressos para que todas as crianças tivessem acesso às atividades. “Muitos pais nos ligam dizendo que a criança estava ansiosa dentro de casa e, agora com as atividades, criou-se uma rotina, visto que os exercícios remetem ao ambiente escolar, e isso é muito bom porque tranquiliza a criança. Orientamos, principalmente, as famílias dos autistas para que se esforcem para manter a disciplina e não deixem eles perderem esse conceito de rotina, por exemplo, que já foi construído na escola”, disse a pedagoga da Educação Especial.

Antes da elaboração dos materiais, foi realizada uma reunião com os diretores e pedagogos orientando sobre como proceder a partir da suspensão das aulas em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.