Coronavírus: continua higienização em locais de grande fluxo de pessoas em Linhares

Unidades de saúde, pontos de ônibus, calçadas de praças públicas, farmácias e hospitais recebem os trabalhos de higienização e desinfecção. Fotos: Felipe Reis.

Com o objetivo de manter a limpeza e fazer a higienização dos locais com maior circulação de pessoas no Município, as equipes da Prefeitura de Linhares continuam lavando pontos estratégicos com água, cloro e desinfetante.

O objetivo é tentar manter a cidade mais limpa possível, oferecendo locais higienizados para quem precisa sair de casa no meio dessa pandemia.

Os serviços estão sendo realizados diariamente nos espaços públicos com maior circulação de pessoas como calçadas e ruas onde estão localizadas praças públicas, unidades de saúde, farmácias, hospitais, pontos de ônibus e unidades de ensino.

Os trabalhos acontecem sempre das 20 às 23 horas e das 4 às 7 horas da manhã. A ação se associa a uma série de atividades desenvolvidas pelo Município para impedir o crescimento da contaminação na cidade.

As equipes que atuam nos trabalhos são preparadas e protegidas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os veículos e materiais de trabalho são higienizados, além de existirem protocolos de higiene e limpeza antes e depois de cada ação.

Como é feito o serviço?

Os profissionais que atuam nos serviços contam com equipamentos de proteção individual (EPIs), composto por máscara, macacão, luvas, botas e demais acessórios. O produto utilizado é um sanitizante formulado especialmente para higienização e desinfecção de locais e superfícies com potencialidade de contaminação do novo coronavírus, composto por diluição de Hipoclorito 1% (Cloro).

A Vigilância Sanitária, solicita que as pessoas que possuem alergia a este componente mantenham as janelas e portas das residências fechadas  e/ou cubram o rosto ao passar pelas áreas recém higienizadas. Enfatiza também que as áreas podem ser transitadas logo após a aplicação.

O trabalho é realizado pelas secretarias de Saúde – por meio da Vigilância Sanitária -, e Agricultura, e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).