Notícias

Guerino Giuberti: obras de reabilitação de revitalização seguem aceleradas e entra na fase de drenagem pluvial

Mais uma etapa do projeto de revitalização e reabilitação da Avenida Guerino Giuberti – que corta os bairros Conjunto Juparanã, Conceição e Colina –, foi iniciada nessa semana. São os serviços de drenagem pluvial e ampliação da rede de esgoto, que vão reduzir os alagamentos no período chuvoso que, consequentemente, causam prejuízos e transtornos à população.

No total, a obra na rede pluvial engloba complemento de rede de drenagem da Avenida Guerino Giuberti, interligado ao sistema existente. A rede de drenagem começou a ser instalada no trecho do bairro Conceição com extensão aproximada de 540 metros.

Em relação à captação de esgoto, a obra inclui a adequação do lançamento da rede de esgoto existente do sistema com o incremento de tubulação de 200 mm de diâmetro, com uma extensão de 80 metros, e ligações domiciliares para lotes vagos com o apoio operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município.

Além disto, outras intervenções são realizadas no local, dentre elas a regularização, remoção e reassentamento de meio-fio. Por essa razão, o trânsito segue em meia pista em alguns trechos da avenida, que estão sinalizadas para o desvio dos motoristas. Nos pontos sinalizados, os veículos devem trafegar a 10 km/hora.

“Essas obras vão proporcionar maior mobilidade e trafegabilidade aos cidadãos linharenses, garantindo o seu direito de ir e vir. É um grande projeto que segue a todo vapor. E nossas equipes estão empenhadas na execução da obra para que possamos entregar equipamentos de qualidade e que ofereçam mais segurança aos pedestres, motoristas e ciclistas”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O serviço de revitalização e reabilitação da Avenida Guerino Giuberti contempla ainda as Avenidas Hans Schmoger, Presidente Rodrigues Alves Luís Cândido Durão, Nogueira da Gama, Presidente Castelo Branco e Rua Governador Afonso Cláudio. O investimento total do projeto é de R$ 8.480.943,51 provenientes de recursos próprios da Prefeitura. As obras serão entregues ainda este ano.

Frentes de trabalho

As frentes de trabalho têm como ponto de partida a Avenida Guerino Giuberti/Avenida Nogueira da Gama e entrocamentos com a Rua Governador Afonso Cláudio e Avenida Presidente Getúlio Vargas. Na sequência, as obras seguirão pela Rua Governador Afonso Cláudio com a Avenida Presidente Rodrigues Alves, Avenida Castelo Branco e Avenida Hans Schmoger/Rua Nair Durão Guimarães.

O projeto de revitalização inclui implantação de ciclovias centralizadas e elevados para passagem de pedestres ao longo da Avenida Hans Schmoger; melhorias na rede de drenagem pluvial, regularização do pavimento existente, remoção e reassentamento de meio-fio; pavimentação asfáltica; instalação de postes para iluminação e implantação de sinalização viária (placas verticais, tachões refletivos e pintura de faixas).