Educação divulga edital para eleição de diretores em quatro escolas de Linhares
A Secretaria Municipal de Educação de Linhares divulgou na manhã desta terça-feira (17), o Edital nº 008/2019 que rege as Eleições Diretas de Diretores em quatro escolas públicas da rede municipal de ensino. O processo eleitoral acontecerá na EMEF “Auto Guimarães e Souza” (Shell), EMEF “Professora Eliana Correa Pinafo” (Bebedouro), CEIM “Sebastião Justino Furtado” (Rio Quartel) e CEIM “Perpétua Maria dos Anjos” (Palmital).

A escolha dos diretores se dará por eleição direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo o voto de cada eleitor cadastrado, considerando único e com o mesmo peso para efeito de votação e de apuração. A votação está prevista para o dia 9 de março de 2020, das 7 às 17h30 e acontecerá na sede de todas as unidades escolares onde houver candidatos.
A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, explica os motivos para o novo pleito: “Foi necessário fazer a eleição em quatro escolas da rede municipal de ensino, pois em duas dessas escolas, os candidatos eleitos desistiram do mandato por motivos pessoais; e em outras duas, o pleito foi cancelado porque descumpriram com algum item do edital durante o processo eleitoral”, disse.
Conforme o Edital poderão se candidatar ao cargo de diretor de unidade escolar, professores e pedagogos em Educação da rede municipal de ensino, que tenham exercido o cargo/função no período mínimo de dois anos; comprovem experiência de três anos em regência de classe; possuam habilitação em cursos de licenciatura específica na área de Educação, dentre outros requisitos.
Registro de candidatura
O registro de candidatos será realizado junto à Comissão Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 2020, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada à Avenida Presidente Costa e Silva, nº 150, bairro Novo Horizonte.
No ato do registro de candidatura de Direção Escolar deverão ser entregues todos os documentos exigidos no Edital. Posteriormente, no dia 12 de fevereiro de 2020, será entregue ao candidato um documento que o habilita para o processo eleitoral.
Votação
Terão direito a voto na eleição alunos maiores de 16 anos completos até o dia do pleito, regularmente matriculados na unidade de ensino; integrantes do magistério e demais servidores públicos em efetivo exercício na escola até o dia do pleito; pai, mãe ou responsáveis legais de aluno menor de 16 anos, regularmente matriculado na escola, até o dia da eleição.
O pai, mãe ou responsável legal que tenha filhos matriculados em mais de uma unidade escolar da rede municipal de ensino, terá direito ao voto em cada uma delas. O servidor que atua em mais de uma escola, também terá direito ao voto em cada uma delas.
Mais informações no Edital disponível logo abaixo: