Dezembro Vermelho: Mais de 230 atendimentos à população em dia D de combate a AIDS em Linhares

Mais de 320 atendimentos foram realizados à população de Linhares durante o dia D de Combate Aids realizado nesta quinta – feira, dia 12, pelo Programa Municipal de IST/AIDS/HVBC, do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde – Naps, da secretaria Municipal de Saúde. O evento faz parte do “Dezembro Vermelho” campanha que reforça o combate a doença e que continua com ações durante todo mês nas 34 unidades de saúde de Linhares.

“Foi um dia voltado ao combate a Adis com diversos atendimentos e orientações aos cidadãos do município. Neste mês intensificamos a prevenção em todas as unidades de saúde, mas o combate a doença é realizado durante todo ano, incentivando às pessoas a realizarem os exames que detectam as DST’s e realizarem tratamento quando necessário”, reforçou o diretor do Naps, Itamar Teixeira

O secretário de Saúde, Saulo Meirelles, falou sobre a importância das ações de prevenção. “Prevenir é sempre a melhor saída. A Adis é uma doença muito grave que precisa ser combatida e é por meio da conscientização das pessoas que podemos reduzir o número de infectados com o vírus”, destacou.

Entre os atendimentos realizados no dia D estão exames de HIV, sífilis e hepatites B e C; aferição de pressão,  testes rápidos de glicose e de distribuição de  insumos. A ação contou ainda com orientação e conscientização com a palestra sobre HIV/AIDS: “Informação é Prevenção”, ministrada por Dr. Renato Zitenfeld Cardia, psicólogo e membro da equipe do programa.

Atendimentos no Programa

Em Linhares, atualmente, cerca de 1.250 mil pessoas são acompanhadas pelo Programa Municipal de IST/AIDS/HVBC no controle do HIV positivo. O paciente recebe tratamento especializado, pode fazer exames e ter aconselhamentos. A equipe de assistência é composta por médicos (infectologistas, clínicos, pediatras, ginecologistas e proctologistas), enfermeiros, psicólogos, dentistas e assistentes sociais.

Tratamento

As 34 unidades de saúde de Linhares estão aptas a oferecer exames e tratamento devido para as IST´s, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico da sífilis, do HIV (que é o vírus da Aids) e das hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.