Equipes realizam visita ao litoral e não encontram vestígios de óleo em Linhares

Na manhã desta quarta-feira (6), equipes que integram o Comitê de Crise da mancha de óleo realizaram visitas técnicas aos estuários – onde os rios encontram o mar –, localizados no município de Linhares. Em Vila de Regência, na Foz do Rio Doce, por exemplo, não foram constatados vestígios de óleo cru no balneário.

A Defesa Civil Estadual também realiza visitas in loco no litoral Norte do Estado. De acordo com o órgão, não foi verificado nenhum indício do material proveniente das praias do Nordeste na costa capixaba.

“Não há previsão para a chegada desse material ao nosso litoral. Contudo, nossas equipes estão empenhadas e têm se mobilizado com ações de enfrentamento à possível crise. São várias frentes de trabalho criadas para mitigar quaisquer impactos que a chegada da mancha de óleo possa ocasionar”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Borghi Folli.

Além da Prefeitura de Linhares e suas secretarias, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual, representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão envolvidos nas ações de combate e contenção da possível mancha de óleo.

O grupo instituiu o Sistema de Comando em Operações (SCO) – sistema de padrão internacional, responsável por gerir as ações de planejamento, operações, logística, segurança e administração em resposta a situações críticas e emergenciais.

Colaboração

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede à população que colabore, caso encontre vestígio de óleo nas praias do município. O cidadão pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153. Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.

E quem quiser se voluntariar nos trabalhos de contenção e limpeza das praias poderá aderir às ações planejadas pelo Comitê por meio do endereço de e-mail: cadastro.voluntarios@linhares.es.gov.br. Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê.