Horta sustentável promove educação ambiental e alimentar ocupando espaço ocioso em escola do Interlagos

Para ocupar um espaço ocioso da escola, promovendo a educação ambiental e alimentar, a Emef Professora Maria Aparecida Lavagnoli, no Interlagos, conta com o projeto “Horta sustentável aproveitando o ambiente”. Os cuidados da horta ficam por conta dos alunos que com auxílio dos professores e servidores produzem cebolinha, salsa, coentro, couve e ervas finas que são consumidos na escola.

A diretora Rosiene Firme de Almeida explicou que o espaço estava sem utilidade e a horta veio trazendo alegria e cor para a escola. “Pintamos pneus velhos que foram doados pela comunidade e transformamos o espaço em um lindo ambiente montado e cuidado pelos próprios alunos com a ajuda da equipe escolar. A ideia, além ajudar o meio ambiente com a utilização de materiais recicláveis, foi trabalhar a importância dos alimentos e incentivar às crianças a fazerem a sua hortinha em casa com a ajuda da família”, frisou.

Tales Braun Olivera, aluno do 2° ano, falou que regar as plantas é o que mais gosta de fazer. “Acho a horta muito legal e divertida. O que mais gosto de fazer é regar, depois colher para plantar mais. Aqui a gente aprende sobre o cultivo e a importância de ter uma horta em casa”, disse.

Agora foi feito um novo plantio de cebolinha verde. “As crianças gostam muito de mexer com a horta. Tem uma turma que molha pela manhã e outra à tarde. Eles ficam de olho nos matinhos quando crescem e chamam a professora para cuidar, quando está na hora de colher também. É uma horta pequena, mas dá para todos os alunos interagirem”, ressaltou.

O projeto “Horta sustentável aproveitando o ambiente” existe desde fevereiro e a conta com a ajuda da comunidade. “Além da doação dos pneus, conseguimos a terra, esterco e palha de café para manter a umidade nas plantinhas com a ajuda da comunidade”, informou.