Equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social intensifica a atuação em Linhares

A Prefeitura de Linhares intensifica os trabalhos de abordagem a pessoas em situação de rua em Linhares. Semanalmente a Equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, monitora praças, parques e ruas para identificar crianças, jovens, adultos e idosos que utilizam espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência. De janeiro a setembro de 2019, foram feitos 85 encaminhamentos ao Serviço de Acolhimento para População Adulta e Pessoas em Situação de Rua – Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis.

A abordagem permite que essas pessoas ou famílias tenham acesso a diferentes serviços da rede municipal como a Casa de Acolhida, Casa de Passagem e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que contemplam um amplo trabalho de reinserção social de pessoas em situação de rua.

“O objetivo do trabalho é identificar a incidência de casos de risco pessoal e social nas ruas de Linhares, como a violação de direitos e trabalho infantil, por exemplo. Dessa forma, nossos servidores trabalham para garantir atenção às necessidades mais imediatas dessas famílias e indivíduos, promovendo principalmente o acesso à rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas do Município”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

“Realizamos ações de abordagem educativas, encaminhamentos, orientações e de convencimento destas pessoas. Queremos que elas vivam com dignidade. São ações humanizadas, de reintegração”, afirmou a Coordenadora dos Serviços de Abordagem da Prefeitura de Linhares, Atila Mara Neves Gomes.

Abordagem social

A Equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social conta com equipe técnica composta por Assistente Social, Psicólogo e Educador Social que atuam identificando as necessidades das pessoas em situação de rua colocando as em contato com serviços que possibilitem sua reinserção familiar e social.

São diversos os grupos de pessoas que vivenciam o cotidiano das ruas em Linhares: desempregados, egressos dos sistemas penitenciários, psiquiátricos, dependentes químicos, migrantes e os conhecidos “trecheiros” (pessoas que transitam de uma cidade a outra a pé, pedindo carona ou se deslocando com passagem de viagem concedida por entidades assistenciais).

Como acionar

Pelo número 3372-2099 a população pode solicitar a abordagem social para atender casos de pessoas em situação de rua ou crianças em trabalho infantil.