Caminhada celebra a luta de pessoas com deficiência em Linhares
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) foi celebrado em Linhares com a 6ª Caminhada da Inclusão, nesta sexta-feira (20). Quem passou pelas ruas e avenidas do centro da cidade, presenciou a alegria dos alunos e profissionais das escolas de Linhares, familiares, entidades e instituições do município, que chamaram a atenção com faixas e cartazes, conscientizando a população que “INCLUSÃO não é favor, é um DIREITO”, tema da caminhada.

A caminhada teve início em frente ao CEEFMTI Bartouvino Costa, e é a primeira vez que a Fernanda Zuqui, mãe do Cauê, que tem deficiência auditiva, participa da caminhada. “Gostei muito dessa iniciativa de mostrar para a população que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos e precisam ser incluídas nos eventos da sociedade”, disse. A aluna Jéssica Nascimento, do CEEFMTI Bartouvino Costa, acompanhou a caminhada no ano passado e mais uma vez foi prestigiar o encontro. “Temos sim que ajudar a chamar a atenção das pessoas para os direitos das pessoas com deficiência, por isso recebe sempre o meu apoio”, destacou.
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon acompanhou toda a caminhada. “Não adianta falar em desenvolvimento econômico se não tivermos políticas públicas inovadoras para que todos os cidadãos linharenses possam estar sempre inseridos, e essa sempre será nossa luta. Temos trabalhado com muito afinco esse público nas nossas secretarias de educação (?) com atendimentos especializados aos alunos nas nossas escolas, transporte escolar, e na assistencial social, nos pontos de ônibus adaptados, por exemplo, e também contamos com a ajuda da população no respeito aos direitos e deveres dos deficientes”, ressaltou.
O representante da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares (Adefil), José Geraldo Giovani, parabenizou mais uma vez a iniciativa da prefeitura. “Essa caminhada chama a atenção pelo respeito às pessoas com deficiência, o acesso ao mercado de trabalho, à acessibilidade e respeito às vagas prioritárias na cidade. Estamos muito felizes e temos que agradecer por estarmos juntos mais uma vez. A nossa luta continua e precisamos trabalhar para mostrar à sociedade que somos cidadãos com direitos e deveres iguais a todas as pessoas”, disse.
A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, disse que é uma alegria promover um evento como este. “Essa é uma forma de não deixarmos a população cair no esquecimento de que os direitos das pessoas com deficiência devem ser respeitados. Fiquei muito feliz de encontrar com tantas pessoas lutando pela mesma causa que é chamar atenção para uma luta que é de todos”, falou.

Plantio de árvores, seminário e piquenique
Neste sábado, o dia 21, às 8h, um grupo de crianças com deficiência da rede municipal e demais membros da comunidade se reunirão em frente à Unidade de Saúde do bairro Jardim Laguna, de onde sairão para plantar mudas de ipê-rosa e ipê-amarelo no entorno da Capela Mortuária do Cemitério São José, no bairro Interlagos, sob orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A partir das 9h, a Adefil também fará uma panfletagem no centro da cidade e no interior dos ônibus que circulam em Linhares. O objetivo é chamar a atenção da comunidade sobre a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência.
No dia 27 de setembro acontece o “Seminário Municipal – Educação Especial: Ontem, Hoje e Amanhã”, no auditório da UAB, no bairro BNH, das 19h às 21h30. A palestra será ministrada pela professora, doutora Marileide Gonçalves França, componente do colegiado do Fórum de Gestores de Educação Especial do Espírito Santo do Grupo de Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES) da Ufes. Um piquenique no dia 29, na Praça 22 de Agosto, aberto para a participação de toda família, fecha a programação.
Nessa quinta-feira (19), teve início a formação continuada direcionada aos pais dos estudantes autistas da rede municipal, momento em que foi abordado o conceito, as possíveis causas, como lidar com as especificidades, orientações pedagógicas, direitos e deveres, além de dinâmicas que cuidam do aspecto emocional dos pais.