Educadores da Prefeitura de Linhares participam de formação sobre erradicação do trabalho infantil

Profissionais da Secretaria de Educação, da Prefeitura de Linhares, participaram na sexta-feira (31), de uma formação de multiplicadores do plano de ação do "Projeto MTP na Escola", fornecido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), em Vitória. A ação faz parte do projeto que será desenvolvido com as turmas do ensino fundamental das escolas de Linhares e visa formar educadores para atuar como multiplicadores no processo de conscientização dos estudantes, comunidade escolar e sociedade como um todo sobre a erradicação e males causados pela exploração do trabalho infantil.

Os assuntos abordados na formação foram: "Atuação do MPT no combate ao trabalho infantil e na promoção da aprendizagem"; "Mitos e verdades sobre o trabalho infantil"e "Rede de Proteção" e "A importância da aprendizagem no combate ao trabalho infantil". A coordenadora municipal do Centro de Formação, Andréia de Carli Giacomin, esteve presente junto à diretora Patrícia da Silva Pereira, os pedagogos Rogério Silva Guilherme, Railiany Martinelli Malze, Márcio Tomaz dos Santos, a gerente pedagógica, Marta Lucia Colodetti Taquetti e a formadora Ingrid Salarolli.

"O projeto MPT na escola visa orientar os educadores sobre como abordar em sala de aula temas relativos aos direitos do adolescente e são convidados a criarem planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos para conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar a romper barreiras culturais, mitos e fortalecer combate e prevenção do trabalho infantil. Agora, o conteúdo da formação será replicado e debatido com os professores do ensino fundamental, para elaboração do plano para abordagem dos temas dos temas que serão trabalhados em sala de aula", disse Andréia.

MTP na Escola
O projeto consiste em um conjunto de ações voltadas à promoção de debates nos estabelecimentos de ensino fundamental dos temas relativos aos direitos do adolescente, especialmente a conscientização sobre os males causados pelo trabalho precoce, a proteção ao trabalhador adolescente, a introdução e o preparo ao mundo do trabalho, o direito do trabalhador e a criação de condições para o desenvolvimento de jovens com capacidade criativa e crítica sobre o trabalho e seu exercício digno. 

O projeto contempla, além de Linhares, os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari. Visa intensificar o processo de conscientização da sociedade visando à erradicação do trabalho infantil; romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes; fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa, das políticas públicas de atendimento a esse segmento; e debater temas de interesse coletivo em sala de aula.