Prefeitura disponibiliza 138 pontos de coleta seletiva de lixo em Linhares

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao ser colocada em prática, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. Por isto, a Prefeitura de Linhares disponibiliza 138 pontos de coleta de seletiva de lixo em Linhares.

Além do benefício ambiental, a coleta seletiva gera emprego e renda. Todo o lixo reciclável recolhido pelas equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos é doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Linhares, localizado no bairro Aviso, que possui 17 catadores cadastrados. 

Os pontos ficam localizados nas unidades de ensino, unidades de saúde, supermercados, hospitais e empresas. Somente neste ano foram recolhidas 138 toneladas de lixo reciclável. A média é de aproximadamente 22 toneladas por mês, a maior parte de papelão e papel.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca a importância da participação dos moradores na separação correta do lixo reciclável, dentro da política de gestão compartilhada da administração municipal. "É fundamental a participação dos moradores separando o lixo e fazendo denúncias quando houver necessidade, além de reforçar o trabalho de educação ambiental nas comunidades". Guerino lembra que os estudantes da rede municipal de ensino já estão engajados nesta missão já que palestras sobre educação ambiental são realizadas nas escolas pelas equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente.

"A coleta seletiva prevê dois aspectos importantes. Ambiental, devido o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, e o socioeconômica, as famílias que dependem da cadeia produtiva da reciclagem, passam ter melhores condições de vida", destacou Fabrício Borghi Folli, secretário municipal de Meio Ambiente.

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos reforça que a coleta seletiva é baseada na separação dos resíduos passíveis de reciclagem na fonte geradora. "Apenas o lixo seco pode ser encaminhado para reciclagem. Por isso, é importante que os moradores façam a separação do lixo em casa", pontua.

O telefone de contato para dúvidas sobre a coleta seletiva é o (27) 3372-2117.

Resíduos secos (materiais recicláveis)

– Papéis: jornais, revistas, folhas de caderno, caixas em geral, envelopes, cartazes e rascunhos

– Plásticos: garrafas pet, embalagens plásticas em geral, potes de cremes, tubos e canos, brinquedos e sacolas

– Metais: tampinhas de garrafas, lata de alumínio, embalagens metálicas, latas de óleo, e leite em pó, conservas e similares

– Vidros: frascos, garrafas de bebida, vidros de conserva, copos e cacos.

Importante

Não devem ser colocados em depósitos de lixo seco os seguintes materiais: pilhas, baterias, lâmpadas, recipientes ou copos com líquidos ou resíduos de alimentos e resíduos dos sanitários (papel higiênico, papel toalha, fraldas descartáveis  absorventes).

Resíduos úmidos (resíduos de alimentos e dos sanitários)

– Papel higiênico, resíduos de alimentos, embalagem de marmitex com resíduos de alimentos, papel toalha, absorventes, fraldas, guardanapos sujos ou muito úmidos, palitos de churrasco ou picolé e pratos, copos e talheres descartáveis com resíduos de alimentos.